Como limpar porcelanato embaçado?

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico muito resistente e versátil, que ganha cada vez mais espaço em projetos de decoração. Ele é resistente e versátil, já que existem modelos de porcelanato que parecem azulejos, pedras e até alguns que imitam madeira. 

Uma das grandes vantagens do material é ser fácil de limpar, embora ele também suje com facilidade – especialmente se estivermos falando de um porcelanato esmaltado, desses que brilham bastante quando limpos, mas ficam com aspecto embaçado facilmente. Mas não é difícil limpar porcelanato embaçado. Confira alguns truques!

Como limpar porcelanato embaçado?

Tanto o chamado porcelanato técnico, um modelo mais fosco, quanto o porcelanato esmaltado são de fácil manutenção, precisando apenas de cuidados simples com relação à limpeza. Inicialmente, quando for limpar porcelanato, use uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó para remover os resíduos maiores e a poeira acumulada.

Em seguida, misture algumas colheres de sopa de detergente neutro (pode ser o modelo caseiro) ou de sabão natural em um balde com alguns litros de água morna. Use um esfregão ou passe um pano macio para umedecer e limpar todo o piso. Quando terminar, seque o chão com um pano macio limpo. Para a manutenção cotidiana, esse passo a passo deve resolver o problema.

Imagem por Precious Plastic Melbourne no Unsplash

No entanto, se seu porcelanato está embaçado por conta de sujeiras mais difíceis que as do dia a dia, você pode utilizar uma pequena quantidade de água sanitária para fazer a limpeza do porcelanato – sempre observando as proporções de diluição recomendadas na embalagem. Outra opção é usar a pasta mousse de bicarbonato, um produto de limpeza caseiro e que remove manchas e sujeiras mais pesadas.

Não passe qualquer produto no seu porcelanato e tome cuidado com os que contenham ácido fluorídrico. Esse ácido pode atacar a superfície do porcelanato de maneira irreversível e fazer com que o porcelanato embaçado seja algo permanente, o que não seria nada agradável.Você pode encontrar produtos naturais para limpeza do porcelanato na Loja eCycle.

25 dicas para usar o sal como produto de limpeza caseiro

Se for reformar sua casa para colocar porcelanato, lembre-se de descartar os rejeitos da construção de forma correta. Consulte os postos de descarte no mecanismo de busca gratuito do Portal eCycle.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais