Parceria entre instituto e agência da ONU abordará desenvolvimento sustentável em 380 escolas públicas do Brasil

Parceiro do Pnud usa esporte para melhorar educação pública

Presente em 380 escolas de 11 municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba e Minas Gerais, o Instituto Alpargatas firmou, em 7 de dezembro, uma nova parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O objetivo da cooperação, que conta com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFBP), é incluir a Agenda 2030 da ONU na pauta das atividades didáticas realizadas pelos centros de ensino em 2017.

“A cada ano, o Instituto vem tentando inovar em suas temáticas de trabalho. Para 2017, a escolha foi a Agenda 2030. Entendemos que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e o que temos dentro de nossos programas de educação pelo esporte e educação pela cultura são totalmente integrados. Queremos avançar e contribuir para que os municípios possam atingir os 17 objetivos“, explicou o diretor do instituto, Berivado Araújo.

A cooperação entre o organismo e a agência da ONU foi anunciada em João Pessoa, durante o seminário “Diálogos em Educação – O Esporte e as Práticas Multiculturais”. Organizado pelo Alpargatas, o encontro reuniu mil alunos, professores e gestores municipais da área de educação.

“Começamos essa parceria ainda no início do ano, e ela cresceu rapidamente, uma vez que encontramos muito alinhamento de valores e princípios básicos com ambas as organizações. O objetivo principal é promover o desenvolvimento para garantir acesso aos direitos para as cidades do interior do país”, disse a oficial de programa do Pnud, Ieva Lazareviciute.

O Alpargatas busca melhorar o ensino público brasileiro através da valorização da educação física e da cultura. Com a parceria com o programa da ONU, o organismo espera contribuir para o cumprimento dos ODS a nível local e para a promoção da sustentabilidade nas comunidades onde atua.

Durante o seminário, o instituto reconheceu iniciativas de docentes e gestores que tiveram como tema as Olimpíadas 2016, a evasão escolar, o consumo consciente durante períodos de racionamento e as origens africanas de manifestações culturais brasileiras. O Alpargatas também realizou um concurso de redação que premiou dez estudantes da rede de escolas beneficiadas.


Fonte: ONUBR

Veja também:

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais