Operação combate desmatamento ilegal em terras indígenas do Pará

Compartilhar

Por Ibama | Uma área equivalente a mais de 750 campos de futebol no interior de terras indígenas do Pará foi embargada por desmatamento ilegal, entre 12 e 30 de maio deste ano, por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com a Força Nacional. O objetivo da sanção administrativa é permitir a regeneração da vegetação nativa.

A Operação Xapiri I foi deflagrada nos municípios paraenses de São Félix do Xingu, de Tucumã, de Água Azul do Norte e de Bom Jesus do Tocantins. Os agentes combateram crimes ambientais praticados nas Terras Indígenas Trincheira Bacajá e Xicrin do Cateté, resultando em 24 autos de infração, que somam R$ 6,89 milhões em multas.

A ação fiscalizatória reforça o compromisso do Instituto no combate aos crimes ambientais e na preservação dos recursos naturais nas terras indígenas e áreas adjacentes, garantindo sua proteção e recuperação, além da punição dos infratores.

A fiscalização contínua é essencial para coibir práticas ilegais e proteger o meio ambiente.

Este texto foi originalmente publicado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de acordo com a licença CC BY-SA 4.0. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.

Bruna Chicano

Cientista ambiental, vegana, mãe da Amora e da Nina. Adora caminhar sem pressa e subir montanhas.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais