Exclusão das mulheres das áreas científicas enfraquece a capacidade coletiva de enfrentar desafios globais urgentes | Foto: ONU News
Por ONU News | As Nações Unidas assinalam, esta quarta feira (11), o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O secretário-geral ressalta que a igualdade nas áreas científicas é um requisito fundamental para o progresso humano.
Na sua mensagem, António Guterres destacou que, apesar dos avanços no acesso à educação, as mulheres continuam enfrentando barreiras estruturais. Esses obstáculos limitam sua plena participação nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, Stem.
Guterres afirma que as mulheres continuam sendo travadas por fatores como a falta de financiamento para investigação, estereótipos de gênero e práticas discriminatórias no local de trabalho.
Globalmente, apenas uma em cada três pessoas que exercem atividade de pesquisa científica é mulher, evidenciando um desequilíbrio persistente na representação feminina no setor científico.
A desigualdade é particularmente evidente no setor tecnológico. Mulheres representam apenas 26% da força de trabalho nas áreas de dados e inteligência artificial e apenas 12% no domínio da computação em nuvem.
Segundo o secretário-geral, a escassez de vozes femininas, sobretudo em cargos de liderança, contribui para a incorporação de enviesamentos nas ferramentas digitais, com impactos concretos no mundo real.
A mensagem ressalta que a exclusão das mulheres das áreas científicas enfraquece a capacidade coletiva de enfrentar desafios globais urgentes, incluindo as alterações climáticas, a saúde pública e a segurança espacial. Para responder eficazmente a estes desafios, é essencial garantir que todas as meninas possam imaginar um futuro nas Stem e que todas as mulheres possam desenvolver plenamente as suas carreiras científicas.
O secretário-geral destacou o papel das Nações Unidas no apoio às mulheres e meninas nas áreas Stem, através de iniciativas como bolsas de estudo, estágios e programas de mentoria em múltiplas disciplinas.
A mensagem conclui que o futuro depende da mobilização do máximo potencial humano possível. O secretário-geral mencionou desafios desde o avanço das energias renováveis até à prevenção de futuras pandemias.
Antório Guterres ressaltou que na data, e todos os dias, é preciso assegurar que mulheres e meninas possam concretizar as suas ambições científicas, em defesa dos seus direitos e em benefício de toda a humanidade.
Este texto foi originalmente publicado pela ONU News, de acordo com a licença CC BY-SA 4.0. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais