Imagem: divulgação
Por Afesu | A Afesu (Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários), organização social com mais de seis décadas de atuação, está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos gratuitos de 2026. São vagas para Técnico em Enfermagem, Técnico em Gastronomia e para o projeto de contraturno escolar, voltados para o público feminino.
A iniciativa busca ampliar o acesso ao mercado de trabalho, fortalecer a autoestima e promover a formação de novas lideranças femininas.
“As oportunidades oferecidas pela Afesu mostram que o empoderamento de meninas e mulheres, alcançado pela educação, gera uma transformação duradoura, não só em suas vidas, mas também nas de suas famílias, ao abrir portas para o mercado de trabalho”, afirma Sonia de Almeida, diretora executiva da instituição.
As inscrições podem ser feitas via número de WhatsApp da respectiva unidade. Em casos específicos, é possível ingressar mesmo após o início das aulas. O processo seletivo considera critérios socioeconômicos, disponibilidade e motivação das candidatas. Entrevistas também podem ser realizadas. Ao final, todas as participantes recebem certificado de conclusão.
De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a participação feminina no mercado de trabalho brasileiro passou de 34,8% em 1990 para 52,2% em 2023. Nesse contexto, iniciativas como as da Afesu ganham ainda mais relevância ao garantir educação de qualidade e acesso a oportunidades profissionais.
Com 62 anos de história, a Afesu é uma das pioneiras no Brasil em oferecer educação e qualificação profissional 100% gratuitas para meninas e mulheres. A metodologia da instituição combina capacitação técnica, desenvolvimento humano e competências socioemocionais, com currículos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Presencial, reconhecido pelo MEC
Aulas teóricas, práticas em laboratório e estágios em unidades de saúde
Público: Jovens de 17 a 23 anos, formadas ou no 3º ano do Ensino Médio
Duração: 2 anos
Presencial, reconhecido pelo MEC
Aulas teóricas e práticas em culinária, confeitaria, cozinha brasileira, internacional e contemporânea
Público: Jovens formadas ou cursando o último ano do Ensino Médio
Duração: 1 ano
Atividades cognitivas, socioemocionais e culturais
Oficinas e atividades complementares no período oposto à escola
Público: meninas de 7 a 14 anos
Duração: 1 ano
Formato: presencial
Certificação: entregue ao final do curso
Entre em contato:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais