Nude, foodtech brasileira de alimentos à base de aveia, é referência em inovação, sabor e sustentabilidade

Compartilhar

Por Nude | Em 2020, nasceu a Nude, uma foodtech brasileira de alimentos à base de aveia, com foco em
inovação, nutrição, sabor e sustentabilidade. Tudo com muita transparência, conceito a partir do
qual foi criado o nome da empresa, que não utiliza ingredientes impróprios e estampa a pegada de
carbono em suas embalagens para ajudar o consumidor na transição para uma economia de baixo
carbono. Até ser lançada, em dezembro daquele ano, com cinco versões de bebida de aveia, um
longo processo foi trilhado, iniciado por Giovanna Meneghel, cofundadora e CEO da Nude, e Alex
Appel, cofundador.

“Após 10 anos trabalhando no mercado de moda, eu ansiava por desafios que fossem mais
alinhados às minhas filosofias de vida. Meu marido e co-fundador de Nude, Alexander Appel, recebeu
uma proposta de trabalho na Alemanha e decidi acompanhá-lo buscando novos caminhos. Logo no
início me inscrevi em um curso de gastronomia plant-based que me abriu inúmeros universos.
Morando em Berlim, me tornei frequentadora dos cafés da cidade, que apresentavam sempre
deliciosas opções com leites vegetais. O meu preferido sem dúvida era o de aveia! Então, comecei a
me questionar se esse mercado também não poderia ser desenvolvido no Brasil. E assim nasceu a
Nude”, explica Giovanna.

Nude chega a 2025 com 57% de mulheres em cargos de liderança. Entre elas, Mariana Malufe
Spignardi, a Diretora de Sustentabilidade da empresa e a segunda pessoa a ser contratada. Sua
presença já no início da empreitada não foi à toa. Desde sua fundação, a marca propõe inovar não só
no produto e no sabor, mas também na sustentabilidade. Empresa B, signatária do Pacto Global,
participante do Programa Brasileiro GHG Protocol e premiada pela ONU por produto Upcycled,
Nude se dedica a ser protagonista no que considera o principal desafio socioambiental da atualidade, as mudanças climáticas, sendo a primeira marca da América Latina do setor a calcular a emissão de
carbono em todas as etapas da cadeia produtiva e estampar essa pegada na embalagem.

“A preocupação com as mudanças climáticas e a intenção em ajudar na transição da sociedade para
uma economia de baixo carbono permeiam todas as decisões da empresa. Seja em relação ao
portfólio, aos processos internos ou as pessoas envolvidas, a sustentabilidade está presente no
cotidiano da marca. Nossa estratégia de sustentabilidade está alinhada aos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável da ONU, e a governança da empresa baseada no direcionamento do
Sistema B. Além das questões climáticas, não deixamos de endereçar outras pautas importantes
como diversidade e resíduos. A transparência se faz presente em nossa relação com os parceiros e
fornecedores, do plantio de insumos como aveia e cacau, até o descarte das embalagens, passando
pelas gôndolas e cafeterias”, diz Mariana.

Atualmente, o portfólio conta com diversos produtos, que se distribuem entre bebidas – Original,
Barista, Baunilha, Cacau e Cremoso, com duas opções To Go, Baunilha e Cacau. No segundo ano,
expandiu a linha trazendo versatilidade ao catálogo com o Creme de Aveia e o Condensado de
Aveia – alternativas sustentáveis e saborosas para completar a linha de substitutos lácteos. Em
seguida, lançou Nude Bebida Proteica, o primeiro “pronto para beber” à base de aveia do mercado
nacional, possuindo 15g de proteína, BCAA e clean label, disponível nos sabores Baunilha e Café,
Caramelo Flor de Sal e Cacau, em embalagem de 250 ml.

Com uma identidade visual moderna, comunicação descomplicada, e um design de
embalagens minimalista, que transmite a ideia de simplicidade e naturalidade, a empresa se tornou
referência ao combinar sua preocupação com o meio ambiente, qualidade de insumos e
inovação. “Criamos uma comunidade onde nos conectamos com apaixonados pela causa climática,
que buscam alternativas gostosas de consumo, unidos por um leite vegetal que atende veganos,
vegetarianos, flexitarianos e quem está tentando mudar seus hábitos”, diz Giovanna.

Todos os produtos da Nude estão disponíveis em seu e-commerce oficial, supermercados , lojas de
produtos naturais, conveniências, farmácias e outros sites de comércio eletrônico.

Sistema B: um modelo de empresas sustentáveis

O sistema B é um movimento que pretende disseminar o desenvolvimento socioambiental. Entenda mais sobre seu conceito e o…

Pacto Global, sustentabilidade corporativa e sociedade

O Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) é uma iniciativa voltada para a sustentabilidade corporativa no mu…

Bruna Chicano

Cientista ambiental, vegana, mãe da Amora e da Nina. Adora caminhar sem pressa e subir montanhas.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais