No Dia das Abelhas FAO faz alerta sobre declínio na polinização

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) promoveu um encontro virtual para marcar o Dia Mundial das Abelhas 2022, celebrado em 20 de maio.

Com o tema “Compromisso com as abelhas: vamos celebrar a diversidade das abelhas e dos sistemas apícolas”, o evento destacou a importância dos insetos polinizadores na manutenção dos ecossistemas terrestres.

Também entrou na pauta do evento os riscos do declínio desses processos devido ao impacto das atividades humanas, que estão levando à redução do número de abelhas ao redor do planeta.

Durante as comemorações relativas ao Dia Mundial das Abelhas 2022, celebrado em 20 de maio, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) fez um alerta sobre o declínio dos serviços de polinização em muitas partes do mundo. 

“O número de abelhas, polinizadores e muitos outros insetos está diminuindo devido a práticas agrícolas insustentáveis, pesticidas, pragas e patógenos, destruição de habitat e crise climática”, destacou o diretor-geral da FAO, QU Dongyu, em mensagem de vídeo transmitida durante cerimônia realizada pela organização para marcar a data. 

As abelhas e outros polinizadores desempenham um papel vital na manutenção dos ecossistemas terrestres. Elas são fundamentais para a produção de alimentos e meios de subsistência e ligam diretamente os ecossistemas selvagens aos sistemas de produção agrícola.

Amêndoas, maçãs, café ou morangos são alimentos que só podemos desfrutar graças à atividade de polinização. Além da alimentação, esses insetos contribuem indiretamente para o fornecimento de medicamentos e produção de fibras, biocombustíveis e outros materiais. Seu trabalho traz muitos presentes, mas as abelhas e os polinizadores enfrentam muitos desafios nos dias atuais. 

“Devemos atuar coletivamente para apoiar, restaurar e melhorar a função das abelhas, polinizadores e apicultura”, acrescentou Dongyu.

Importância da diversidade – A cerimônia virtual da FAO contou com a presença de especialistas em abelhas e polinizadores de todo o mundo. 

Discussões e histórias de campo foram incluídas, destacando não apenas os grandes benefícios dessas pequenas criaturas para as pessoas e a natureza, mas também as ameaças e desafios que esses insetos enfrentam devido aos impactos negativos de atividades humanas no meio ambiente. 

O tema deste ano, “Compromisso com as abelhas: vamos celebrar a diversidade das abelhas e dos sistemas apícolas”, incentiva que todas as pessoas participem, pois todos podem fazer algo para respeitar e proteger esses insetos. Em seus discursos no evento da FAO, os especialistas chamaram a atenção para a importância da diversidade de abelhas e sistemas apícolas existentes no mundo.

Desenvolvimento sustentável – A apicultura é uma atividade que vai além da produção de mel e contribui para o alcance de muitos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

A apicultura pode ser realizada com recursos limitados e materiais disponíveis localmente, fornecendo uma fonte de renda para aqueles que vivem em extrema pobreza e melhorando a resiliência e os meios de subsistência das comunidades rurais e indígenas. 

“A apicultura é uma atividade extensa e mundial; milhões de apicultores, incluindo povos indígenas, dependem das abelhas para garantir seu sustento e bem-estar”, destacou o diretor-geral da FAO. De fato, os povos indígenas são fundamentais para a conservação de importantes fundos genéticos e muitas vezes são os únicos que conhecem as espécies de abelhas locais e todos os seus produtos e serviços.

Dia das Abelhas – O Dia Mundial das Abelhas foi instituído em 2017 por meio de uma resolução das Nações Unidas, seguindo a proposta apresentada pelo governo da Eslovênia. 

O evento deste ano foi mais uma oportunidade para promover medidas que governos, setores privados, organizações, sociedade civil e cidadãos podem adotar para proteger as abelhas e outros polinizadores e seus habitats, promover sua diversidade e incentivar práticas apícolas sustentáveis.

A FAO e seus parceiros trabalham para salvaguardar e apoiar o papel das abelhas e outros polinizadores, bem como as comunidades que se beneficiam delas, por meio da Ação Global sobre Serviços de Polinização para Agricultura Sustentável, que visa criar uma maior diversidade nas áreas agrícolas e urbanas, ambientais e  promoção de políticas que apoiem o controle biológico de pragas e limitem o uso de pesticidas. 


Este texto foi originalmente publicado por Nações Unidas Brasil de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.

Carolina Hisatomi

Graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e protetora de abelhas nas horas vagas.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais