Os impactos ambientais da máquina de lavar e secar

Compartilhar

A máquina de lavar e secar é um eletrodoméstico essencial para diversas famílias ao redor do mundo, facilitando o processo de lavagem de roupas durante uma rotina corrida. Desde a popularização da máquina de lavar e secar na década de 50, a confecção e distribuição desses eletrodomésticos só cresceu. Acredita-se que semanalmente, cerca de 840 milhões desses aparelhos sejam ligados ao redor do mundo. 

Contudo, embora a praticidade, esses eletrodomésticos podem contribuir para a degradação do meio ambiente por conta de diversos fatores. Além do óbvio desperdício de água e energia, acredita-se que a máquina pode contribuir para alguns tipos de poluição. A lavagem de roupas, por exemplo, ajuda na liberação de microplásticos no meio ambiente. 

Embora os microplásticos nesse processo sejam majoritariamente resultantes da indústria têxtil, a máquina de lavar e secar também contribui na liberação. Enquanto o uso de fibras de plástico na confecção de roupas continua, é necessário criar novas alternativas na lavagem de roupas. Além disso, a interrupção do uso das máquinas pode contribuir para outros efeitos além da poluição por microplástico. 

Lavar roupa libera microplásticos?

Os microplásticos estão por toda parte, no sal de cozinha, no ar, nos alimentos, na cadeia alimentar e também no ato de…

Dados gerais 

De acordo com a Discover Magazine, a maioria dos estudos cobrindo o assunto desses eletrodomésticos envolvem apenas a máquina de lavar. Porém, outras pesquisas acreditam que a secadora pode apresentar outras ameaças ao meio ambiente. Do que se sabe sobre os eletrodomésticos inclui: 

  • Uma máquina de lavar residencial gasta até 41 galões de água por lavagem; 
  • Já as máquinas comerciais podem gastar mais de 34 mil galões de água e até 910 quilowatts de energia por ano;
  • Máquinas de lavar residenciais emitem 179 milhões de toneladas de CO2 por ano; 
  • Detergentes líquidos e outros produtos usados na lavagem de roupas contribuem para a poluição química e alguns são considerados carcinogênicos;
  • Uma secadora é responsável pela liberação de 120 metros de microfibras no ar a cada ano.

Impactos ambientais

Os impactos ambientais resultantes do uso da máquina de lavar e secar são atribuídos a partir de uma Avaliação do Ciclo de Vida (LCA). Existem seis etapas no LCA da lavanderia, que envolvem: ingredientes, fabricação, embalagem, transporte, fase de uso e final de vida útil. 

Contabilizando todas essas etapas, a emissão de gases do efeito estufa, uso de energia e gasto de água são enormes, o que contribui para a degradação do meio ambiente. Confira alguns dos efeitos dessas máquinas a seguir. 

Emissões de carbono

Segundo um estudo realizado pelo Journal of Integrative Environmental Sciences, a lavanderia é responsável por até 8,29% das emissões anuais residenciais de carbono só nos Estados Unidos. Isso se dá, por parte, pela energia necessária para “alimentar” essas máquinas — só a geração de energia em si responde por até 33% das emissões. 

Além disso, a eletricidade não é necessária apenas no uso doméstico da máquina de lavar e secar. A sua produção também depende da energia, aumentando o número de emissões ainda mais. 

Produtos químicos perigosos

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Washington, alguns tipos de detergentes líquidos e folhas perfumadas usadas na secagem de roupas contêm químicos perigosos que são liberados no ar, contribuindo para a poluição do ar

Microplásticos

Estima-se que 60% de todas as roupas fabricadas no mundo usem o petróleo como matéria-prima. O material dá origem a tecidos como o poliéster e o nylon, que liberam microplásticos quando lavados. Essas partículas são muito pequenas para serem retidas na filtragem do esgoto e acabam atingindo os oceanos, contaminando peixes e outros animais. 

Cientistas de Hong Kong indicam que as secadoras de roupas são as maiores fontes de poluição de microfibras de plástico na atmosfera. Foi relatado que apenas uma secadora é responsável pela liberação de 120 metros de microfibras no ar a cada ano. 

As microfibras são uma categoria de microplásticos que são soltas pela indústria têxtil e seus produtos. Tecidos sintéticos comumente usados como o poliéster e o elastano liberam microplásticos na lavagem, secagem e até no uso de roupas. Por seu tamanho reduzido, a maioria desses microplásticos são imperceptíveis e vão parar no meio ambiente. 

Os microplásticos possuem diversas ameaças para o meio ambiente e para a saúde humana por causa de sua composição. A produção de diversos tipos de plástico, por exemplo, contém químicos perigosos que são disruptores endócrinos.

Poluição

Como já mencionado, diversos fatores da lavagem de roupas contribuem para a poluição. Seja a poluição do ar e da água através da liberação de microplásticos ou a poluição química derivada do uso de alguns produtos.
Qualquer tipo de poluição resultante da máquina de lavar e secar é prejudicial e apresenta impactos negativos no meio ambiente.

Como reduzir esses impactos?

Enquanto a indústria da moda não trabalha na confecção de tecidos mais sustentáveis e duráveis, é possível se adaptar para a redução dos impactos ambientais gerados pela lavagem de roupas. Entre preferir o consumo de roupas de tecidos biodegradáveis, otimizar o tempo de uso da máquina, usar água fria e eliminar a utilização de secadoras de roupas, existem diversos modos de contribuir para a saúde do planeta enquanto usa roupas limpas.
Confira nossas matérias sobre o tema e diminua o impacto da sua máquina de lavar e secar:

Como lavar roupa sem agredir o meio ambiente?

Aprenda como lavar roupa sem agredir o meio ambiente com algumas dicas básicas que garantem a economia de água e energia…

Cinco maneiras de lavar roupas a seco evitando química nociva

O processo de lavagem a seco geralmente faz uso de química nociva. Mas há alternativas sustentáveis? Confira como fazer…

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais