Livro sobre plantas do Pantanal ganha versão digital

Por Rosilene Gutierrez, da Embrapa

A Embrapa Pantanal disponibiliza o livro “Plantas do Pantanal”, na versão on-line. É um compêndio fundamental na biblioteca de interessados no estudo e no manejo das plantas que ocorrem no Pantanal. A obra original foi publicada em 1994.

O guia reúne informações básicas e fotografias de 520 espécies, entre as quais estão as plantas mais importantes para o homem e a fauna. Apresenta nomes científicos e vulgares, em linguagem acessível, sobre a utilização regional (Etnobotânica) e potencial dos vegetais, por exemplo, apícolas, forrageiras, frutíferas, isca de peixe, madeireiras, medicinais, ornamentais, etc. Além da etimologia científica e comum, são apresentados hábito, épocas de floração e frutificação, ocorrência (tipos de vegetação e de solo) e distribuição geográfica das espécies, bem como breves observações sobre ecologia e, eventualmente, cultivo.

O Pantanal é um bioma que atrai a atenção de ambientalistas, curiosos, estudiosos, investidores, pecuaristas e turistas. Muito desse interesse é devido ao estado de conservação de seus recursos bióticos. As fotografias, além de expressarem a beleza das espécies, facilitam o trabalho de identificação de maneira comparativa. A simplicidade da linguagem leva ao entendimento rápido e não exige conhecimento en botânica.

“Plantas do Pantanal” pode ser apontada como uma das obras mais amplas e completas da bibliografia pantaneira. O trabalho de elaboração do livro envolveu a coleta das plantas e sua identificação, fotografias, secagem e montagem das exsicatas, preservação do material herborizado, pesquisa bibliográfica, coleta de informações locais transmitidas na linguagem pantaneira e observações e experiências pessoais.

Para acessar o documento, clique aqui

Este texto foi originalmente publicado pela Embrapa de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.

Vitor Barreiros

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais