Jejum previne doenças crônicas e aumenta longevidade, revela estudo

O jejum é uma prática antiga que tem sido observada em várias culturas e religiões em todo o mundo. Além de seus significados espirituais e culturais, o jejum tem sido objeto de investigação científica devido aos potenciais benefícios para a saúde que pode oferecer. Estudos anteriores demonstraram que o jejum pode melhorar a saúde metabólica, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e promover a longevidade.

Jejum: o que é, benefícios e riscos

Ter uma janela de tempo limitada de alimentação e uma quantidade ilimitada de alimentos, conhecida como alimentação com restrição de tempo (ART), está associada a melhorias na saúde e na Longevidade 15 , 18 . Da mesma forma, o jejum intermitente (JI, um padrão alimentar que alterna entre períodos de alimentação e jejum por semana), incluindo jejum em dias alternados (JDA, dias de consumo de baixas calorias ou jejum completo alternados com dias de consumo alimentar ad libitum) promove proteção contra múltiplas doenças e induz ao aumento da expectativa de vida 19 , 20 .

Tire dúvidas e saiba como fazer um jejum detox

O jejum periódico apenas com água (JP, abstinência alimentar total por vários dias sem limitar a hidratação) tem vários benefícios em estudos pré-clínicos, como perda de peso, melhora da sensibilidade à insulina, ativação da autofagia, renovação celular e efeitos anticancerígenos, mas está associado a alguns preocupações de segurança 15 , 21 , 22 , 23 , 24 , 25 , 26 , 27 , 28 , 29.

Um estudo complementar, publicado na revista Nature nesta terça-feira (20), revelou que o uso periódico de uma dieta que imita o jejum (DIJ; uma intervenção dietética baseada em vegetais, com poucas calorias e poucas proteínas, com duração de 5 dias) seguida por uma dieta normal tem efeitos positivos tanto na função celular quanto na expectativa de saúde.

Saiba o que é jejum intermitente

Ao contrário das intervenções crônicas que não envolvem um período de jejum suficiente para causar atrofia de órgãos e células, os ciclos de jejum e realimentação de longo prazo permitem que células e órgãos ativem processos de degradação que têm como alvo células disfuncionais 30 , 31 seguidos por fases regenerativas ou de reprogramação durante o período de realimentação em que novas ou mais células funcionais são geradas 30 , 32 .

Em camundongos C57Bl6, quando iniciados na meia-idade, os ciclos de jejum resultam em prolongamento da vida, bem como em uma redução de 45% na incidência de tumores e em uma grande redução em doenças inflamatórias 33 . 

Exercício físico melhora eliminação de proteínas tóxicas dos músculos

Os pesquisadores submeteram os camundongos a um regime de jejum intermitente, no qual alternavam entre períodos de alimentação normal e períodos de restrição alimentar. Durante os períodos de restrição alimentar, os camundongos não receberam comida, mas tiveram acesso à água. A duração do jejum variou de acordo com o protocolo experimental.

Os resultados do estudo revelaram que o jejum teve um impacto significativo na longevidade dos camundongos. Os animais submetidos ao regime de jejum intermitente viveram mais tempo em comparação com aqueles que seguiram uma dieta regular. Além disso, os camundongos que jejuaram apresentaram uma redução na incidência de várias doenças relacionadas à idade, incluindo doenças cardiovasculares, câncer e doenças neurodegenerativas.

Proteínas veganas: conheça as 17 melhores fontes

Os pesquisadores também observaram alterações em vários marcadores biológicos associados ao envelhecimento e às doenças crônicas. O jejum prolongado foi associado a uma redução na inflamação sistêmica, melhora na sensibilidade à insulina e ativação de vias metabólicas associadas à longevidade.

Os resultados do estudo indicam que o jejum prolongado pode ser uma estratégia eficaz para promover a longevidade e prevenir uma série de doenças crônicas. Embora mais pesquisas sejam necessárias para elucidar completamente os mecanismos subjacentes e determinar as estratégias ótimas de implementação do jejum prolongado em humanos, essas descobertas fornecem uma base sólida para futuras investigações nesse campo.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais