Mulheres à frente: práticas inovadoras vencem Prêmio Eco 2023

A Nestlé é ganhadora do Prêmio Eco 2023, promovido pela AMCHAM, na categoria ‘Práticas de Sustentabilidade em Processos’ , com iniciativas voltadas para mulheres na liderança e com o programa Nature por Ninho. Em sua 40° edição, o Prêmio Eco reconhece histórias que promovem as melhores práticas empresariais voltadas à sustentabilidade dos negócios, da sociedade e do meio ambiente.

O Programa Nature por Ninho é uma iniciativa que capacita e remunera as fazendas parceiras da Nestlé pela adoção de práticas regenerativas para uma produção de leite mais sustentável. Essas fazendas, além de ganharem profissionalização e aumentarem a produtividade, também passam a ser classificadas em três níveis: Bronze, Prata e Ouro, e recebem um bônus no preço de seu leite de acordo com a implementação de iniciativas que abrangem bem-estar animal, gestão hídrica e cuidados com o solo.

Os resultados do Programa incluem mais de 35 mil vacas em lactação vivendo em ambientes climatizados, que proporcionam mais conforto, saúde e redução na emissão de gases de efeito estufa; economia de 75 milhões de litros de água na produção de leite por meio da gestão hídrica e cuidados com o solo, que já contribuíram com a redução do impacto em uma área equivalente a sete mil campos de futebol. A fim de apoiar a transição das fazendas para a agricultura regenerativa, e em parceria com a Embrapa, a Nestlé oferece suporte técnico especializado e orientações de melhores práticas, como cultivo de plantas de cobertura, diversidade de espécies, menor compactação e redução de fertilizantes químicos.

Já as diversas iniciativas voltadas para gênero feminino estão contribuindo para que cargos de liderança na Nestlé sejam, cada vez mais, ocupados por mulheres. O Programa Empoderadas, por exemplo, chegou à sua 3ª edição em 2023 com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de líderes mulheres da Divisão Técnica (fábricas) promovendo autoconhecimento, empoderamento e liderança. Desde 2021, o Empoderadas já impactou mais de 50 mulheres, alcançou 95% de retenção de talentos, 75% de aderência ao plano de desenvolvimento e 65% das participantes tiveram movimentação em suas carreiras dentro da empresa. 

A Nestlé também mantém iniciativas para tornar o campo mais inclusivo, além de apoiar eventos específicos para o público feminino. O projeto Força da Moça do Campo já impactou mais de 500 mulheres trazendo inspiração e motivação para que elas reconheçam e validem a importância do seu papel na propriedade leiteira. 

“Como uma empresa centenária no Brasil, a Nestlé tem o compromisso de utilizar sua grande escala para transformar e impactar positivamente a vida das pessoas e do planeta. Promovemos a agricultura regenerativa reduzindo as emissões de CO2 na natureza, adotamos práticas sustentáveis nas nossas operações e valorizamos um ambiente respeitoso e diverso para colaboradores e parceiros. O reconhecimento do Prêmio Eco destaca algumas das nossas iniciativas e pode ajudar a potencializar futuras parcerias para que, através da colaboração, possamos acelerar ainda mais a nossa transição para um sistema alimentar regenerativo”, declara Barbara Sapunar, Diretora Executiva de Business Transformation na Nestlé Brasil.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais