Gravity light: a lâmpada que funciona com a força da gravidade e não requer eletricidade

Medida paliativa pode ajudar estudo de crianças em países pobres

Em um mundo em que cerca de 1 bilhão de pessoas vive sem energia elétrica, milhares de famílias ainda dependem do obsoleto lampião de querosene sempre que o sol se põe. Ao pensar nisso, a companhia independente GravityLight pensou em uma força que jamais “dorme”: a gravidade.

Os membros da companhia criaram a lâmpada que se propõe a ser uma solução paliativa, mas ao mesmo tempo muito útil. A GravityLight é acionada com um peso de 25 libras (pouco mais que 11 quilogramas), o que tanto pode ser um saco de areia quanto algumas pedras ou qualquer outra coisa. O objeto é então levantado por meio de uma corda com contas e, uma vez que o topo é atingido, basta soltar para ter iluminação por um período de 20 ou 30 minutos por ciclo. Uma vez terminado o período, basta puxar a corda novamente.

O projeto tem foco inicial nos países pobres, mas pretende atingir mais de 30 países em sua segunda fase. Segundo os fabricantes, a GravityLight 2 tem maior autonomia, é mais brilhante e também pode permanecer acesa entre os ciclos (momentos em que é necessário suspender novamente o peso).

As novas GravityLights também serão fabricadas diretamente nos locais em que são mais necessárias, o que deve baratear os custos e gerar empregos nesses países — em especial no Quênia.

Custo-benefício

As tradicionais lâmpadas de querosene são consideradas um risco para usuários e para o meio ambiente de forma geral. Além do óbvio perigo de incêndios (dada a natureza altamente inflamável do combustível), esses lampiões ainda liberam no ar gases potencialmente cancerígenos.

De acordo com a GravityLight, atualmente 780 milhões de mulheres e crianças inalam uma quantidade de querosene equivalente ao fumo de 40 cigarros por dia. Além disso, estima-se que, coletivamente, que a queima do combustível é responsável por aproximadamente 3% das emissões de CO2 (gás carbônico) no planeta, com a produção do chamado “carbono negro”, tornando o quadro ainda mais preocupante nas localidades que dependem dessa fonte.

Por fim, a utilização do querosene ainda representa um rombo econômico considerável entre as populações mais pobres. De acordo com a companhia, o combustível consome cerca de 30% dos gastos mensais dessas famílias, enquanto que a GravityLight pode ser comprada por US$ 10.

A GravityLight 2 coleta fundos coletivamente. Para saber mais a respeito, clique aqui.

Fonte: EcoD

Veja também:
Flyte: a lâmpada LED que levita e dura 50 mil horas
Espelhos gigantes combinados com tecnologia antiga podem revolucionar energia solar

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais