Cacau é uma caramelo que foi resgatada da rua e hoje vive segura e feliz, sendo muito amada | Foto cedida por Bruna Chicano
Por Agência SP & Alesp | O governo do Estado de São Paulo sancionou o projeto de lei 419/2023 do legislativo que reconhece o “Vira-Lata Caramelo” como expressão de relevante interesse cultural de São Paulo. A sanção foi publicada na edição de 22 de janeiro do Diário Oficial do Estado e já está em vigor.
“Respeitar os animais e proteger as vidas deles é um exercício de humanidade. Sabemos o quanto é importante acolher um cachorrinho quando ele procura um lugar para deitar, alguém pra ficar perto ou simplesmente mostrar como está feliz na nossa companhia. É uma troca de amor, carinho e cuidado”, afirmou o governador.
A iniciativa dá visibilidade à causa da proteção animal. De acordo com o texto aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o vira-lata caramelo pode ser considerado um símbolo do Brasil, tanto pela ampla presença de cães com esse perfil em todo o país quanto por representar a maior parcela dos animais abandonados que aguardam resgate ou adoção.
Veja o que diz a justificativa da nova Lei nº 18.389:
“A expressão denominada “Vira-Lata Caramelo” é muito popular em todo o Estado de São Paulo. Expressão destinada à cachorros com características comuns encontradas em todos os
municípios, vindo a ser considerado um símbolo do Brasil, inclusive.Apesar de sua vasta popularidade, em sua maioria, os chamados “vira-latas caramelo”, são cães que passam a vida nas ruas esperando um resgate ou uma adoção por uma família.
Apesar de ser conhecido como vira-lata, tratamos aqui de um cão sem raça definida, comumente encontrado em todo o estado, com poucas variações de tamanho, pelagem e fisionomia. Mas em sua maioria muito dócil.Informações atestam que sua origem se deu há mais de 10 mil anos, quando humanos transitaram da Ásia para a América do Norte, acompanhados de cães daquela época. Por ser considerado muito sociável, o vira-lata caramelo comumente é encontrado interagindo com outros animais, das mais variadas espécies, e, principalmente, com humanos.
Por tal razão, a presente propositura merece prosperar, haja vista que o Estado de São Paulo é espelho para as demais unidades federativas do país, servindo como exemplo na proteção
animal.”
Este texto foi originalmente publicado pela Agência SP e pela Alesp , de acordo com a licença CC BY-SA 4.0. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais