Fairphone: iniciativa vende smartphone sustentável

O fairphone é uma iniciativa holandesa que tem como premissa a criação de um celular construído com fontes “justas”. A empresa responsável pela ideia defende que é preciso produzir smartphones mais ecológicos e éticos  para reduzir os impactos ambientais negativos da  indústria da tecnologia.

A palavra “fair”, em português, significa “justo”. Quando combinada como “phone”, que remete a telefone, é formada a palavra “fairphone” ou “telefone justo”. Esse é um dos grandes objetivos do celular. A ética e a criação de produtos eco-friendly são a base para a produção do fairphone.

De acordo com a empresa responsável pelo produto, o fairphone é composto, em grande parte, por materiais reciclados, como o plástico. Os minerais usados na sua confecção são obtidos a um preço justo e extraídos  com boas condições de trabalho. Os principais minerais usados no fairphone são tântalo, estanho, tungstênio e ouro.

Apesar de não alcançar o impacto negativo na natureza, o fairphone trabalha para que as consequências de sua produção sejam reduzidas. Desta forma, a empresa investe em minas seguras que não contam com trabalho analogo a escravidão ou exploração humana e ambiental. 

Direito ao Conserto: o que é e por que lutar por ele

Peças do fairphone

O formato do fairphone permite que as pessoas troquem suas peças sempre que necessário. Ao contrário das grandes empresas de smartphones, que selam todas as peças internas do produto, o fairphone é produzido com o intuito de que o seu usuário possa trocar a bateria, a tela ou outras peças sempre que alguma delas parar de funcionar. 

Essa premissa vai contra o conceito de obsolescência programada, na qual a maior parte dos smartphones se encaixam. A grande parte dos produtos tecnológicos sofrem de obsolescência programada. Ou seja, eles são produzidos para funcionar apenas um certo período de tempo e depois quebram de vez, obrigando o consumidor a comprar um novo celular.

Com a alternativa de trocar as peças do celular sempre que possível, o fairphone auxilia na redução de resíduos. Quando as pessoas têm a opção de consertar seus celulares sempre que eles apresentarem um defeito, elas optam por não comprar novos aparelhos e deixam de produzir lixo eletrônico.

A compra de peças do fairphone pode ser feita pela própria empresa, que as vende em seu site

Outros benefícios do fairphone

Além disso, o fairphone tem uma garantia de até cinco anos, funciona com 5G e é mais acessível do que outros aparelhos smartphones. Quando se trata de bateria, algumas análises do aparelho afirmam que ela chega a durar um dia completo, com apenas um carregamento durante a noite.

Existem, até o momento, quatro versões diferentes do fairphone. A versão mais recente, o fairphone 4, é revestida com plástico reciclável e é um pouco maior e mais grossa do que um smartphone comum. Um fator que pode gerar mais segurança na hora de segurar o celular ou deixar ele cair no chão. 

Contras do fairphone

O fairphone ainda não tem o mesmo desempenho do smartphone comum. A sua taxa de atualização de tela é de 60Hz, um pouco menor do que o padrão de 90 a 120Hz. Essa taxa dita o tempo que o celular responde ao toque, se ela for alta, o smartphone responde mais rápido.

Devido ao seu display LCD, o fairphone também não tem uma tela com cores tão vibrantes quanto os seus adversários. No entanto, sua tela é totalmente visível mesmo no Sol. A qualidade da câmera dos fairphone também é considerada baixa em relação a outras marcas de smartphones.

Devido sua premissa eco-friendly, a caixa do fairphone não vem acompanhada de fones de ouvido ou carregadores. Isso porque a empresa leva em conta que o consumidor já deve ter um carregador em sua casa, e que ela trabalha com a redução de resíduos. No entanto, é possível comprar esses adicionais na loja do fairphone.

Apesar de não ser tão tecnológico quanto os outros smartphones no mercado, o fairphone é uma alternativa promissora para a redução de resíduos. Por isso, o seu uso e consumo compensa os seus contras. Afinal, optar por celulares com produção neutra de resíduos ajuda na preservação do meio ambiente e da vida humana.

Celulares reciclados ajudam a evitar desmatamento ilegal

Impacto do fairphone

Graças às suas peças trocáveis, o fairphone permite que as pessoas mantenham seus celulares por anos. Ou seja, sem trocar a cada três anos porque o seu celular parou de funcionar a bateria ou a tela. Isso permite que as pessoas reduzam significativamente sua produção de resíduos, e diminui a demanda de celulares e a pegada ambiental desses aparelhos.

Além da troca de peças, a empresa responsável pelo fairphone recebe aparelhos usados de países da Europa. Desta forma, eles conseguem reciclar e dar a finalidade correta para o fairphone que não está sendo mais usado ou parou de funcionar de vez.

Cerca de 56% do fairphone é produzido com materiais reciclados, no entanto, uma parte do celular ainda precisa de minérios de extração. Logo, a empresa ainda precisa trabalhar com mineradoras para conseguir construir o fairphone. Para reduzir o impacto desta atividade, a Fairphone trabalha com mineradoras que se propõem a proteger os direitos dos trabalhadores e o meio ambiente.

Atualmente, segundo a Fairphone, a empresa tem buscado desenvolver as condições de trabalho em minas da África. Eles trabalham com a nova mina de Bugarama, localizada no norte de Ruanda, onde os donos se responsabilizam por gerar um trabalho seguro e justo para todos os funcionários, além de um impacto reduzido na natureza ao redor. 

No último relatório de impacto realizado pela Fairphone, foi constatado que a empresa atende um total de 10,907 pessoas no mundo todo.  No entanto, ela continua trabalhando para alcançar um público maior, desenvolver suas técnicas sustentáveis e disseminar informação entre as pessoas. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais