Escuta ativa: o que é e como aplicar?

A escuta ativa é uma técnica que surgiu com os psicólogos Carl Rogers e Richard E. Farson, e que pode ser desenvolvida para melhorar a forma como as pessoas escutam umas às outras. Essa ação ajuda a aumentar o engajamento em conversas de maneira positiva, prestando atenção total ao que está sendo dito, parafraseando aquele que fala e refletindo seus pensamentos. A prática da escuta ativa também é livre de julgamentos e conselhos.

Treinar a escuta ativa pode fazer com que as pessoas, que estão ao seu redor no dia a dia, se sintam validadas e ouvidas. Esse sentimento ajuda a criar um fundamento sólido para uma conversa de sucesso, em qualquer cenário, seja no trabalho, em casa ou em situações sociais. 

Qual a diferença entre ouvir e escutar?

Como praticar a escuta ativa?

Preste atenção

Ao ouvir uma pessoa, evite distrações, é preciso demonstrar interesse. E não se esqueça de manter contato visual. Desta forma, não é indicado apenas para as pessoas prestarem atenção, mas sim que elas entendam a linguagem corporal de quem fala durante a conversa. 

Evite tomar atitudes não verbais que soem agressivas, logo, descruze os braços, sorria, relaxe e acene para que a pessoa continue seu relato. Tente não transpassar suas emoções de forma severa, ou seja, controle suas expressões faciais para não reagir com choque ou de forma negativa para certas informações.

Por fim, encoraje a pessoa a continuar desabafando, mesmo que seja com pequenos comentários verbais como “uhum”. 

Reflita o que você está falando

Ao desenvolver a escuta ativa, em vez de oferecer conselhos indesejados ou opiniões não solicitadas, tente pontuar informações relevantes. Por exemplo, reforce as falas da pessoa fazendo um resumo do que está sendo dito. Você pode falar: “Resumindo aconteceu isso e entendo que você está frustrado(a)” ou “Pelo o que você me disse, a situação aconteceu dessa maneira e você parece estar incomodado (a)”.

Não julgue

Colocar em prática a escuta ativa é não tomar atitudes de julgamento, de certa forma, se mantendo neutro. Não interrompa o interlocutor, pois isso pode acabar gerando um atrito desnecessário, fazendo com que a outra pessoa se sinta menos aberta para se comunicar. Além disso, permita que a pessoa consiga finalizar seu discurso, antes de começar a questioná-la. 

Responda de maneira apropriada

A escuta ativa foi feita para encorajar as pessoas a terem respeito e compreensão. Assim, você ganha informação e perspectiva sobre o mundo. Responder a pessoa de forma grosseira, ou fazer perguntas invasivas – a chamada escuta reativa —, é uma forma de atacar o outro, e não gera nenhum benefício para as partes envolvidas. 

Logo, seja paciente, absorva o que está sendo dito antes de se pronunciar, e não mude de assunto do nada. Na hora de responder, comece fazendo perguntas abertas sobre o assunto, evite questionamentos que podem ser respondidos com “sim e não”, pois eles não levam a lugar nenhum. 

Benefícios da escuta ativa

Praticar a escuta ativa tem seus benefícios nas relações humanas, tanto para amigos, como colegas de trabalho, professores e alunos e até mesmo pais e filhos. Confira a seguir alguns dos impactos positivos de adotar a escuta ativa:

Relações

A escuta ativa poderá ajudar a entender o ponto de vista da pessoa com quem você se relaciona, seja um namorado ou um amigo. Sua habilidade de ouvir a outra pessoa em um momento difícil beneficia todo o tipo de relacionamento, e ainda ajuda a evitar que você ofereça opiniões e soluções quando quem fala só quer ser ouvido.

Trabalho

Indivíduos em posições de supervisão no trabalho também conseguem se beneficiar da escuta ativa. Afinal, a técnica ajuda a entender os problemas no trabalho em equipe e a colaborar para encontrar soluções. A escuta ativa no trabalho também aponta a existência de paciência, uma característica essencial para as empresas.  

Sempre que sua equipe estiver enfrentando problemas, tente praticar a escuta ativa com seus colegas ou funcionários. Escute cada lado da história e evite tomar posições ou dar opiniões que podem piorar a situação. 

Educação infantil

A infância é o momento mais importante na educação do ser humano, já que é nesse período que o entendimento de mundo é formado. Por isso, muitos especialistas recomendam a prática da escuta ativa na educação infantil. Para isso, professores e pais precisam se colocar como iguais à criança, tentando compreender suas preocupações e estabelecer uma comunicação efetiva. Assim, os pequenos podem se sentir estudados, atendidos e amados. 

Quando for conversar com uma criança para entender algum problema ou situação que ela está passando, abaixe-se até ficar do seu tamanho. Assim, ela entende você como um igual e se sente mais confortável para contar seus problemas. 

Parentalidade: como criar uma criança saudável?

Exemplo de escuta ativa

Se você ainda está em dúvida sobre como funciona a escuta ativa, que tal conferir um exemplo que pode ser encontrado no dia a dia? Assim, você saberá como agir com as pessoas ao seu redor, e também conseguirá identificar se as pessoas estão praticando escuta ativa com você também.  

Pessoa 1: Estou tendo problemas em casa, esses dias cheguei e a sala estava alagada!

Pessoa 2: Sinto muito! O que houve?

Pessoa 1: Aparentemente o cano da pia quebrou, e vazou água por todo o lugar. Depois disso solicitei um técnico e ele nunca veio, daí fiz uma reclamação na imobiliária…

Pessoa 2: Uhum…

Pessoa 1: Eles me disseram que vão resolver até amanhã, mas desde então tenho que secar minha casa a todo momento. Além disso, faltou luz no bairro e a coleta de lixo não passou na minha rua!

Pessoa 2: Oh!

Pessoa 1: Tem sido muito estressante, acabei me irritando um pouco e briguei com meu marido sem necessidade, sinto que não tenho ninguém para conversar e desabafar.Pessoa 2: Sinto muito por isso! Estou do seu lado, se precisar desabafar ou pedir ajuda.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais