Entenda mais sobre a síndrome de abstinência por antidepressivos

Boletim Pílula Farmacêutica – Rádio USP

Por Flavia Coltri, do Jornal da USP |O primeiro boletim Pílula Farmacêutica desta semana fala sobre os problemas causados pela síndrome de abstinência por antidepressivos.

Um deles é a abstinência causada, na maioria dos casos, pela interrupção abrupta de um tratamento de longo período. A falta dos medicamentos pode causar diversos sintomas indesejáveis, o que faz com que muitos pacientes não consigam parar de tomar o remédio.

A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de sensibilidade da pele e tremores.

O tratamento da síndrome de abstinência se resume em voltar a tomar o medicamento suspenso. Com o reinício do tratamento, os sintomas começam a melhorar já nas primeiras 24 horas. Para evitar que o quadro se repita, é necessário que as doses diárias sejam diminuídas gradativamente no decorrer de quatro a seis semanas, até que a interrupção completa possa ser realizada com segurança.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Ouça acima, na íntegra, o boletim Pílula Farmacêutica.

Este texto foi originalmente publicado pelo Jornal da USP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.

Thaís Niero

Bióloga marinha formada pela Unesp e graduanda de gestão ambiental. Tentando consumir menos e melhor e agir para alcançar as mudanças que desejo ver na sociedade.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais