Encantar na fronteira do conhecimento

Por  Sandra Sedinin, do Instituto de Estudos Avançados da USP | Com curadoria de Martin Grossmann, do IEA, e Britta Padberg, do Centro de Pesquisa Interdisciplinar (ZiF) da Universidade de Bielefeld, a exposição mostra um “encontro não regulamentado de coisas, imagens e palavras que libera as qualidades e potenciais da mídia”, e a atenção da artista se concentra nessas transições e nos modos de experimentá-las. Segundo os organizadores, “a exposição é um contínuo de gestos entrelaçados, colocando o ato de percepção no centro e tornando visível a natureza dinâmica dos significados”. “O Centro Maria Antonia da USP neste caso se torna uma extensão em interação desta plataforma interdisciplinar ao propiciar a ambiência e a necessária complementaridade para sua realização. Esta parceria seja com o Maria Antonia, seja com o ZIF, potencializa ainda mais essa missão ambiciosa de investir no encontro de diferentes culturas, conhecimentos, disciplinas, saberes e práticas que o IEA vem realizando ao longo de seus 35 anos de vida”, explica Grossmann.

A artista Sandra Boeschenstein é uma artista visual que vive e trabalha em Zurique, na Suíça. Por um ano, estudou Filosofia e História da Arte na Universidade de Zurique, formando-se como artista na Universidade de Artes de Berna em 1995. Por meio do desenho, ela se propõe a buscar conhecimento e explorar a interação entre percepção e pensamento, explorando a fronteira entre tangível e intangível, entre imagem e linguagem, e entre informação e poesia. Ao longo dos últimos anos, tem expandido seu desenho em papel para desenhos em paredes, nos quais dispõe objetos reais que se relacionam com as imagens e linhas no espaço.

Após a abertura da exposição, no dia 6 de agosto, a partir das 12 horas, a artista Sandra Boeschenstein e o curador Martin Grossmann recebem o público para uma conversa sobre a exposição no edifício Joaquim Nabuco.

Inscrições

Evento gratuito I Sem inscrição

Detalhes do evento

Quando

de 06/08/2022 – 10:00
a 20/11/2022 – 18:00

Onde

Centro MariAntonia da USP – Edifício Joaquim Nabuco Rua Maria Antônia, 258, Vila Buarque, São Paulo, SP

Nome do Contato

secretariama@usp.br

Visitação

terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas

É obrigatório uso de máscara de proteção individual e apresentação de carteira de vacinação contra covid-19 com pelo as duas doses ou dose única no caso da vacina da janssen e dose de reforço.

Organização

Centro de Pesquisa Interdisciplinar (ZiF – Universidade de Bielefeld)

IEA

Centro MariAntonia da USP

Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU/USP)

Apoio

Fundação Suíça para a Cultura Pro Helvetia

Grupo de Pesquisa Fórum Permanente

Este texto foi originalmente publicado pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo  de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais