E o bambu? Virou bicicleta!

Projeto ganês ganhou prêmio das Nações Unidas por usar bambu como matéria-prima para bike

No final do ano passado, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) organizou o Prêmio Seed para incentivar a criatividade em produções sustentáveis. Um dos 30 vencedores foi o projeto de uma bicicleta desenvolvida em Gana. Até aí tudo normal, mas o quadro da bike é feito com bambu.

Além de ser barato, o bambu é resistente e produzido em diversos locais do mundo e em grande quantidade na África e na Ásia.  O meio de transporte mais verde do mundo é bem mais acessível para indivíduos de baixa renda e ainda por cima tem a possibilidade de ser produzido em praticamente todos os países do mundo com o novo material.

Cada um dos 30 ganhadores do Seed recebeu US$ 5 mil, além de um pacote de ajudas em geral, como assessoria para desenvolver melhor o projeto, a melhoria do plano de negócios, oficina de empreendedorismo local e divulgação de ações nos cenários regional, nacional e internacional.

Entenda mais um pouco sobre a bicicleta de bambu no vídeo ou no site oficial do projeto (ambos em inglês).

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais