Imagem: divulgação
Por Muito Além do Lucro | Segundo o estudo “The state of social enterprise” (O estado do empreendedorismo social) de 2024 do Fórum Econômico Social, os empreendimentos de impacto – aqueles que colocam o propósito à frente do lucro – já somam cerca de 10 milhões globalmente, gerando aproximadamente US$ 2 trilhões em receita anual. No Brasil existem pouco mais de mil empreendimentos dessa natureza*, indicando um potencial enorme para crescimento.
É neste contexto que chega aos cinemas “Muito Além do Lucro”, documentário de Mara Mourão que, através de dezenas de perspectivas de especialistas e empreendedores sociais, oferece uma narrativa inspiradora sobre como investimentos conscientes e iniciativas de impacto estão remodelando o futuro. E quão urgente é a aceleração da transição de uma economia que coloca o lucro acima de tudo para outra em que o propósito e a sustentabilidade são protagonistas.
“Muito além do Lucro” terá pré-estreia no dia 25 de setembro, no Cine Marquise, Conjunto Nacional, em São Paulo, e entra em cartaz no dia 2 de outubro. O filme conta com o patrocínio de Ultragaz, Ultracargo, Ipiranga, Iconic, Sicoob, Jsl, Coca-Cola, Daterra, Instituto Beja, Toyota e apoio da Benfeitoria.
“Este filme nasceu do desejo de mostrar que outra economia é possível, uma economia que alia retorno e regeneração. As estatísticas sobre investimentos verdes e o fortalecimento dos negócios de impacto nos inspiraram a contar uma história que entrelaça dados e emoções, conectando o espectador à urgência de agir com consciência e visão de futuro,” declara Mara, diretora do documentário transformado em série “Quem se importa”, sobre empreendedorismo social, de 2012.
O longa metragem de 1 hora e 38 minutos ouve líderes e pensadores que já praticam ações transformadoras da economia, traçando um arco narrativo que vai desde o capitalismo ortodoxo, cuja principal missão era a geração de emprego e maximização do lucro; até o aparecimento de movimentos alternativos e das Novas Economias, que apontam a um sistema mais sustentável e regenerativo.
Entre os tópicos abordados na obra estão economia sustentável, economia regenerativa, cooperativismo, investimento de impacto, Sistema B, capitalismo consciente, ética neutra e externalidades, falhas sistêmicas do capitalismo e possíveis soluções para um modelo mais justo.
Entre os 29 entrevistados estão Raj Sisodia, co-fundador do movimento Capitalismo Consciente; Tshering Tobgay, 1° Ministro do Butão; Sergio Londoño, ex-prefeito e executivo colombiano; Eduardo Moreira, economista, ex-banqueiro e fundador do ICL – Instituto Conhecimento Liberta; Marcel Fukuyama, cofundador do Sistema B no Brasil; e Jéssica Silva, co-fundadora da BlackWin e co-CEO do Sistema B.
A lista completa de nomes está logo abaixo, por ordem de aparição no filme.
Além do filme, o conteúdo de “Muito Além do Lucro” dá forma a livro homônimo, escrito por James Marins, autor de “A era do impacto” e fundador do Instituto Legado. Incorporando o teor dos depoimentos, em especial trechos que não entraram na edição final do documentário, a obra, editada pela Editora Voo, será lançada na pré-estreia do filme.
Entrevistados:
* segundo o Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental de 2023
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais