Dispositivo wireless colocado no estômago de vacas pode diminuir emissões de gás metano

Arrotos de ruminantes de grande porte são fonte importante de emissões, segundo agência norte-americana

As vacas fazem parte do grupo dos ruminantes, animais que apresentam um estômago complexo capaz de ingerir o alimento e, após certo período, regurgitá-lo para a boca, onde é novamente mastigado e deglutido. Por conta dessa digestão demorada, os ruminantes arrotam muito. Lendo essa informação, você pode perguntar: e daí?

A informação surpreendente é que os arrotos das vacas liberam um gás provocador do efeito estufa muito mais potente do que o dióxido de carbono – trata-se do metano. Uma vaca emitindo metano a cada arroto não contribui tanto para as mudanças climáticas, mas de acordo com a Enviromental Protection Agency (EPA), dos EUA, juntando os arrotos dos 1,2 bilhão de ruminantes de grande porte (vacas, ovelhas, cabras, etc.) do planeta e a pecuária em geral, temos 28% de todas as emissões de metano causadas por atividades relacionadas ao homem. O site da EPA afirma também que o gado nos Estados Unidos emite cerca de 5,5 milhões toneladas métricas de metano por ano na atmosfera, o que representa 20% das emissões de metano do país (veja mais aqui – em inglês).

E o mais curioso nessa história é a solução para o problema. Pesquisadores da CSIRO’s Sustainable Agriculture Flagship desenvolveram um dispositivo que a revista New Scientist apelidou de “submarino sugador de gás”. Ele fica no estômago das vacas e se utiliza de sensores infravermelhos para controlar as emissões de metano. O dispositivo wi-fi se instala no estômago do animal quando ingerido e possui uma espécie de “par de asas” que se abrem no estômago para prevenir que o dispositivo não se mova dentro do rúmen (onde o metano é produzido), que é o maior estômago da vaca juntamente com o retículo (veja mais aqui).

Se essa experiência der certo, os dispositivos vão permitir que os agricultores possam controlar a alimentação do animal, sabendo o que devem comer e com isso manter o nível de produção do metano baixo. Também poderão monitorar rumores que venham a acontecer no estômago das vacas para curá-las sem a necessidade de esperar sintomas mais agudos.

Ao mesmo tempo, a CSIRO’s está estudando a química de plantas anti-metanogênicas, que reduzem as emissões de metano, para tentarem desenvolver mais melhorias no novo dispositivo.

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais