Desafios na Interface do Meio Ambiente com a Vida nas Cidades e com a Saúde

Por Cláudia Regina, do IEA-USP | O evento tem como objetivo abordar temas centrados no meio ambiente e que afetam a vida e a saúde nas cidades: conexão entre sociedade e meio ambiente; doenças causadas por pragas urbanas; eventos climáticos e meteorológicos que ameaçam a vida e segurança da população; e segurança hídrica nas cidades. Destaca-se a importância de interligar de forma transversal temas como vida urbana, saúde e ambiente natural. Foram convidados profissionais de variadas áreas de conhecimento, com experiências práticas e acadêmicas nas diversas instâncias da sociedade, para apresentarem pontos de vista e caminhos para a busca da saúde e do bem-estar nas cidades.

Inscrições

  • Evento público e gratuito | sem inscrição prévia
  • Não haverá certificação

Organização

Programação

14hsAberturaArlindo Philippi Júnior (FSP e IEA-USP) e Marcos Silveira Buckeridge (IB e IEA-USP)
Painel 1 – O Conceito de Ecologia Urbana e a Interconexão Sociedade-AmbientePalestrantes: Raquel Rolnik (FAU-USP, LabCidade) e José Bueno (Projeto Rios e Ruas)Moderação: Dayana K. Melo da Silva (ECA e IEA-USP)Relatoras: Amanda Silveira Carbone (IEA-USP) e Luciana Fukimoto Itikawa (IEA-USP)
Painel 2 – Doenças Causadas por Insetos Urbanos: como o Saneamento pode Resolvê-lasPalestrantes: Barbara Lepretti de Nadai (EESC-USP) e Gladyston Costa (COVISA/SP)Moderação: Lincoln Suesdek (Instituto Butantan e IEA-USP)Relatoras: Letícia Gomes (Instituto Butantan) e Karina Santos (FM-USP)
Painel 3 – Vida Urbana, Segurança e Saúde. Percepções e Vulnerabilidades: dos Desastres Socioambientais às Emergências HumanitáriasPalestrantes: Ariel Pontes (Psicóloga)  e Márcio Gagliato (OMS, CICV, OIM, CVT, UNICEF)Moderação: Marcelo Batista Nery (NEV e IEA-USP)Relatores: Artur Damião Cardoso (NEV-USP/IBCCRIM), Beatriz Oliveira de Carvalho (NEV-USP) e Natália Maria Ventura (NEV-USP)
Painel 4 – Águas Urbanas e Saúde: Governança, Segurança Hídrica e Justiça AmbientalPalestrantes: Ana Paula Fracalanza (EACH-USP) e Monica Ferreira do Amaral Porto (SABESP)Moderação: Estela Macedo Alves (IEA-USP)Relatores: Rosane Kepke (IEA-USP) e Felipe Ramalho Pombo (IEA-USP)
18h15Encerramento – Pedro Roberto Jacobi (IEE e IEA-USP)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo

Programação

Quandode 18/08/2022 – 14:00
a 18/08/2022 – 18:15
OndeON-LINE
Nome do ContatoCláudia R. Pereira
Telefone do Contato11 3091-1686
Adicionar evento ao calendáriovCal
iCal

Este texto foi originalmente publicado pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo  de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.

Vitor Barreiros

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais