Saiba o que é deepdraper e seu papel na moda

Deepdraper é uma das mais novas tecnologias de roupas digitais em 3D. O princípio dessa tecnologia é tornar a compra de roupa on-line mais fácil. Isso porque ela tem a capacidade de escanear o corpo humano e transformá-lo em um avatar digital 3D. Desta forma, ao fazer uma compra on-line, o indivíduo consegue experimentar a peça de roupa e descobrir se ela cabe no seu corpo. 

“Fast fashion” e o consumismo de roupas

Para o que serve?

A tecnologia e o mundo digital acabaram ganhando mais espaço durante a pandemia de Covid-19. Afinal, as pessoas não podiam sair de casa devido à necessidade de confinamento. As compras on-line se tornaram essenciais para a sobrevivência humana, sejam de comida, produtos essenciais, brinquedos, tecnologias ou até mesmo roupas.

A deepdraper surgiu como um suporte para as empresas que têm investido cada dia mais em suas lojas on-line. Essa tecnologia torna possível que uma pessoa projete seu corpo em um avatar digital, como em um jogo, e experimente as peças no conforto de sua casa. Assim, ela pode decidir se aquela roupa irá caber em seu corpo, sem correr o risco de trocas. 

Outra finalidade útil da deepdraper são os jogos virtuais. Já que o mercado tem crescido no mundo, e cada vez mais jogos têm disponibilizado peças de roupas — conhecidas como skins — para os seus jogadores. Essas roupas são feitas com a finalidade de fazer o jogo parecer mais real, por isso uma tecnologia como essa pode ser extremamente útil e conveniente. Um exemplo disso são os jogos digitais League of Legends e Fortnite

“Looop”: como funciona o novo sistema de reciclagem de roupas da H&M

Deepdraper X TailorNet

Apesar de apresentar inovações e adaptações mais acessíveis, a deepdraper não é uma tecnologia que surgiu agora. Há diversas outras técnicas criadas para essa mesma finalidade, como a TailorNet. No entanto, a deepdraper se diferencia ao prometer maior fidelidade às medidas corporais e ocupam menos espaço computacional — são menos pesadas para seu uso em aplicativos. 

Os resultados da criação do deepdraper mostraram que ela tem capacidade de projetar as roupas no avatar de forma natural. Ou seja, é possível ver as dobras da roupa no corpo, se ela fica muito apertada e até mesmo se fica grande demais. Desta forma, foi avaliado que a tecnologia conseguiu ultrapassar as que vieram antes da deepdraper, pois nenhuma apresentava tal fidelidade com a realidade. 

Como funciona?

Para que a pessoa consiga provar a sua roupa on-line, ela precisa primeiro escanear o próprio corpo. Logo, ela irá tirar uma foto ou gravar um pequeno vídeo mostrando o corpo todo. O deepdraper irá captar a imagem e trabalhar em um avatar digital 3D que apresente o mesmo formato e tamanho corporal, e ainda copie a pose da foto. 

Aprenda como fazer sabão líquido caseiro

O comprador irá escolher a peça de roupa que pretende provar, enquanto o deepdraper pegará os dados desse produto para projetá-lo. Então, a tecnologia irá estimar como essa peça de roupa se encaixaria no corpo que ela acabou de escanear. Para finalizar, o avatar deve mostrar exatamente como a roupa vai ficar.

Quais os benefícios de tecnologias como a deepdraper?

Muitas vezes, quando uma pessoa resolve fazer a compra de uma roupa em lojas digitais ela não consegue ter noção da forma física da peça até que chegue em sua casa. Ou seja, apesar de escolher a vestimenta com o seu tamanho, com as cores e formatos desejados, o indivíduo só poderá experimentar a roupa quando ela chegar em suas mãos.

Desta maneira, acaba que essas lojas on-line têm diversos problemas com o retorno e a troca de peças. Afinal, se a pessoa receber a roupa e não gostar de como ela ficou em seu corpo, ela irá devolver. A tecnologia deepdraper tem como função principal evitar esse tipo de acontecimento.

Aprenda como tirar cheiro de suor da roupa

Já que ao comprar uma peça on-line a pessoa pode simplesmente abrir sua câmera e deixar que a deepdraper faça a sua experiência de provadores sem a necessidade de sair de casa e ir até a loja.

Além de ser um ótimo investimento para empreendedores donos de marcas de moda, a deepdraper também auxilia pessoas que têm dificuldades para sair de casa ou simplesmente não têm tempo para ir em lojas físicas. 

Os criadores da tecnologia também afirmam que a deepdraper ocupa um espaço bem menor na memória digital. Isso faz com que ela seja bem mais rápida e dez vezes menor do que comparada a outras tecnologias de vestimenta digital. Desta forma tornando mais fácil para que uma empresa aplique essa função em suas plataformas digitais. 

Jogos on-line

Para os fãs de jogos realistas, a deepdraper é um sonho que se tornou realidade. Afinal, as empresas envolvidas nas criações desses jogos conseguem desenvolver personagens cada vez mais realistas,com tipos de corpos diferentes e visuais e roupas esteticamente agradáveis para quem é fã de moda digital. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais