Confira dicas para consumo consciente de água

A água é um recurso fundamental para a sobrevivência do ser humano. Ainda que 70% do planeta Terra seja coberto por água, apenas 1% desse volume é considerado potável. Da pequena parte de recursos hídricos que são apropriados para consumo humano, 12% fica no Brasil, sendo 70% dessa água doce concentrada na Bacia Amazônica.

Água: definição, distribuição e importância

O restante está distribuído de forma desigual. O Nordeste, por exemplo, possui apenas 5% das reservas brasileiras de água doce. Sendo que boa parte desse volume é subterrâneo e com alto teor de sal. 

As reservas de água doce estão distribuídas de modo desigual em todo o mundo. Além disso, são cada vez mais ameaçadas pela escassez e poluição do meio ambiente. Tudo isso faz com que seja muito importante praticar o consumo consciente de água.

O que é um consumo consciente da água?

Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso da água. Evitar desperdícios, reduzir o consumo, fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas, são algumas atitudes que podem ser tomadas para ter um consumo consciente da água.

Essas são formas de poupar a água potável do planeta e de ajudar a preservar os mananciais. Além de economizar com a conta de água. Outra atitude de consumo consciente de água é estar atento ao gasto hídrico dos produtos e serviços que você consome.

Esse mapeamento da quantidade de água que a sua rotina de vida consome é chamado de pegada hídrica. Isso representa o volume total de água doce que é utilizado para produzir os bens e serviços consumidos por um indivíduo. A mesma conta também pode ser aplicada a comunidades ou empresas. Entenda melhor essa forma de calcular o gasto de água na matéria:

Pegada hídrica: o que é e como calcular?

Quais são as dicas para um consumo consciente da água?

Higiene pessoal

  1. Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.
  2. Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.
  3. Evite duchas de alta pressão, que são inimigas do consumo consciente de água. Elas tem uma vazão grande, de 20/30 litros por minuto. Um banho de 10 minutos em um chuveiro de 30 litros por minuto gasta em média 300 litros de água – a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o uso consciente por habitante é na ordem 112 litros por dia.

Limpeza doméstica

  1. Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira. Depois, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso e o uso de materiais biodegradáveis também ajudam na economia.
  2. Só ligue a lava louças e a lava roupas quando estiverem cheias, pois isso evita o desperdício de água. Espere juntar uma quantidade de roupas ou louças suficiente para encher os eletrônicos. No caso das roupas, verifique se elas realmente precisam ser lavadas. Várias peças, como casacos e calças jeans, podem ser usadas mais de uma vez antes de precisarem ser lavadas.
  3. Se possível, prefira usar a lava louças no lugar da maneira tradicional de limpeza. O equipamento chega a economizar cerca de seis vezes a quantidade de água normalmente gasta – mas para valer a pena precisa estar cheio de louça.
  4. Adote dispositivos que ajudam na redução do consumo de água, como arejador de torneiras, restritor de vazão, bacias sanitárias VDR e válvulas automáticas para mictórios. Em condomínios e empresas o uso desses equipamentos gera uma boa redução de custos. Veja mais na matéria “Dicas de como economizar água em condomínios“.

Ambientes externos

  1. Se você tiver uma piscina, cubra-a com uma capa quando não estiver usando. As piscinas podem perder até 90% de sua água em um mês por conta da evaporação. A cobertura também evita o depósito de folhas e outros resíduos e uma piscina limpa precisa de menos trocas de água. Revise sempre a bomba e o filtro, já que o mau funcionamento desses equipamentos aumenta o gasto de água.
  2. No jardim, evite regar as plantas nos horários de sol forte. Regar o gramado ou o jardim antes das 10 horas da manhã e depois das 7 horas da noite previne o excesso de evaporação – evite também a mangueira. No inverno é possível regar as plantas dia sim, dia não. Com essas medidas, você pode economizar cerca de 96 litros de água diariamente só com as plantas.
  1. Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas – uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Se precisar usar água, prefira equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada com uma forte pressão.
  2. Use um balde e um pano para limpar o carro.
  3. Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) estima que haja uma perda de 24,4% de água tratada devido a vazamentos. Saiba mais na matéria: “Identifique vazamentos de água com dicas simples“.

Outras dicas

  1. Converse com as pessoas sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso. Se você mora em prédio, converse com os moradores do condomínio sobre a implementação de hidrômetros individualizados. Eles estimulam cada morador a ter uma maior consciência sobre o seu consumo de água. Confira dicas para agir no seu condomínio: “Guia de economia de água para condomínios: ajude o síndico a evitar o desperdício“.
  2. Reutilize as águas cinzas, para limpar os terraços ou outras áreas externas do prédio. O reúso de água é uma excelente forma de consumo consciente. Água cinza é toda água proveniente do chuveiro ou da máquina de lavar roupas que ainda pode servir para atividades. Por exemplo: lavar o quintal, dar descargas, limpar pisos e paredes ou até regar o jardim.
  3. Use cisternas para fazer a captação e armazenar a água da chuva. Um boa forma de exercitar o consumo consciente de água é aproveitar a água que caiu do céu.

Você pode usar uma cisterna ou minicisterna para captar a água da chuva. E depois reutilizá-la em regas, na limpeza do quintal, dos pisos, dentre outros.

Captação de água da chuva: conheça as vantagens e cuidados necessários para o uso da cisterna
Minicisterna: reaproveitamento de água ao seu alcance

Imagem de Amritanshu Sikdar no Unsplash

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais