Chapa sustentável: Boticário inicia projeto pioneiro de reaproveitamento de materiais de baixa reciclabilidade

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Por O Boticário | O Boticário segue inovando quando o assunto é beleza sustentável. A marca, pertencente à sexta companhia de beleza mais sustentável do mundo em 2020, de acordo com a Dow Jones, traz ao mercado a chapa sustentável – uma matéria-prima inédita utilizada nos mobiliários de suas lojas ânfora, produzida a partir de materiais de baixa reciclabilidade, como plásticos misturados, e com alta sujidade. A iniciativa, pioneira no mercado, foi desenvolvida em parceria com a Mão Colorida, empresa especializada em projeção e construção de pontos de venda, e reforça o compromisso de reduzir, cada vez mais, os impactos ambientais da cadeia produtiva da marca, como um todo – com uma atuação consistente em relação à sustentabilidade.

Além de utilizar plásticos misturados, a chapa sustentável também pode ser composta por pó de madeira e MDF, tecido e isopor. Juntos, os insumos passam por um processo de transformação que utiliza um misturador e realiza a liga por atrito – sem qualquer adição química para a fusão – misturando e transformando os materiais em uma nova massa. Em seguida, esse conteúdo passa por uma prensa personalizada, que a transforma em nova matéria-prima: uma chapa altamente resistente aos impactos e com aplicabilidade diversa.

“Nós procuramos trazer de volta para a cadeia de produção os materiais de baixíssima reciclabilidade que, hoje, têm como destinação final os aterros sanitários. Além disso, queremos ressignificar o uso do MDF, que é um material não reciclado e tampouco reciclável, enquanto a chapa sustentável, que tem durabilidade e performance superior à deste material, contribui para um planeta mais limpo. A cada metro quadrado utilizada, nós retiramos mais de 23 kg de resíduos que poderiam ter seu destino nos aterros e lixões das cidades”, comenta Frederico Groke, Diretor comercial & Novos negócios da Mão Colorida.

Para O Boticário, transformar o cenário atual, em que o Brasil descarta cerca de 2 mil toneladas de lixo de forma irregular por dia, sendo o quarto maior produtor de lixo no mundo, é um pilar emergencial. Por isso, o projeto busca promover soluções construtivas e mais ecológicas para os pontos de venda. A iniciativa será utilizada, primeiramente, no modelo ânfora de lojas da franquia – em que será possível encontrar os mobiliários construídos em metal e com a chapa sustentável – 100% dos materiais que compõem o mobiliário são recicláveis.

A chapa sustentável, lançada oficialmente no evento Sustentabilidade com o Google, organizado pela multinacional de serviços online, já está presente em 20 lojas ânforas do Boticário e ganha cada vez mais notoriedade no mercado. Em novembro, a iniciativa conquistou ouro na categoria Ecoeficiência do POPAI Brasil, pela implementação na unidade do Shopping Boulevard em Curitiba. Esta premiação reconhece os mais originais e eficazes projetos de arquitetura comercial, visual merchandising, comunicação visual, displays e materiais no ponto de venda.

“Vemos na chapa sustentável um potencial gigantesco e queremos expandir, cada vez mais, sua presença em nossas lojas físicas. O objetivo é que, em um futuro próximo, todas as lojas ânforas contem com mobiliários compostos por essa matéria-prima inovadora, que vem para fortalecer nossos compromissos sustentáveis e ressaltar a preocupação da empresa em desenvolver soluções modernas e alinhadas aos nossos propósitos”, ressalta Catarina Parente, Diretora Executiva de Brand Experience, do Grupo Boticário.

Boti Recicla

Fonte: Divulgação/O Boticário

Os materiais que são utilizados na construção da chapa sustentável são recolhidos por meio do Boti Recicla, o maior programa de logística reversa do país em pontos de coleta do mercado de beleza. A operação de logística reversa foi criada em 2006 e conta, atualmente, com mais de 4 mil pontos de coleta espalhados pelo Brasil. Para estimular o descarte correto, a marca oferece descontos para quem entregar três ou mais embalagens de produtos (de qualquer marca do setor de cosméticos), a partir de R$150 reais em compras, em qualquer ponto físico ou até mesmo, para as revendedoras de venda direta.

Os materiais recolhidos pelo programa são comprados das cooperativas parceiras do Grupo Boticário e usados para esta iniciativa, o que endossa os compromissos para o futuro sustentável que a marca assumiu, como minimizar o impacto ambiental causado pelos resíduos sólidos.

“A chapa sustentável surge com a oportunidade de agregar mais uma iniciativa ao programa de logística reversa de embalagens Boti Recicla, com o propósito de acreditar que uma embalagem vazia pode estar cheia de futuro. Com isso, conseguimos repensar o ciclo de vida destes materiais, promovendo a destinação correta e a reciclagem por meio de logística reversa dos nossos produtos, com isso gerando menos impacto”, conclui Catarina.

Bruna Chicano

Cientista ambiental, vegana, mãe da Amora e da Nina. Adora caminhar sem pressa e subir montanhas.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais