Campanha Gesto Verde quer neutralizar emissões de CO2 em blogs

Criado pelo Guiato, projeto pretende plantar 500 árvores no Brasil

Você sabia que navegar na Internet também emite CO2 na atmosfera? Para reduzir este problema, o Guiato criou o projeto Gesto Verde.

A campanha tem o objetivo de plantar 500 árvores no Brasil. A cada blog que adotar o selo “O meu blog é neutro em CO2”, uma árvore nativa será plantada na Floresta Guiato, localizada em Apucarana, no Paraná. Essa ação é realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF).

De acordo com o físico e ambientalista americano da Harvard University, Dr. Alexander Wissner-Gross, cada internauta gera cerca de 0,02 gramas de CO2 a cada página que é aberta na rede. Um blog que recebe, em média, 15 mil visitas por mês, produz o equivalente a 3,6 kg de CO2 ao ano. As emissões são geradas, principalmente, pelo grande consumo de energia devido à refrigeração para o funcionamento de computadores.

A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) estima que uma árvore absorve 10 kg de CO2 por ano. Com a campanha Gesto Verde, o Guiato espera que cada árvore plantada absorva 5 kg de CO2 por ano para compensar as emissões dos blogs. Como uma árvore vive em média 50 anos, o CO2 emitido será totalmente neutralizado.


Veja também:

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais