Você doaria? Empresa recebe cabelo humano para limpar petróleo derramado

Anualmente, cerca de 210 milhões de galões de óleo são derramados nos oceanos. Embora existam soluções para o problema, a maioria das técnicas usadas atualmente envolvem o uso de polipropileno, um tipo de plástico derivado do petróleo. Em busca de acabar com a necessidade do uso de óleo para que ele fosse removido do meio ambiente, Lisa Gautier fundou a organização sem fins lucrativos Matter of Trust, que entre várias medidas sustentáveis, também confecciona tapetes de cabelos de humano que substituem o polipropileno nessa remoção. 

Em 1989, o cabeleireiro Phillip McCrory criou um protótipo do produto, que então foi testado pela NASA e aprovado por sua eficiência. Três anos depois que a organização foi criada em 1998, Gautier se uniu a McCrory para a criar o produto final: tapetes e outros dispositivos que utilizam fibras residuais de cabelo humano, pêlo animal, resíduos de lã, penas e fiapos de lavanderia para a absorção do óleo.

Derramamento de óleo ameaça rios na Amazônia

O cabelo humano é capaz de absorver cerca de cinco vezes seu peso em óleo, tornando-o uma alternativa sustentável e biodegradável para a limpeza de derramamento de óleo. Além disso, a organização ajuda na reutilização de um material que normalmente seria descartado em aterros sanitários. 

Todos os dias, diversos salões de beleza, tosadores de animais e voluntários encaminham seus resíduos para a Matter of Trust, que se responsabiliza pela produção dos tapetes.

Cerca de 340 mil produtos foram feitos para a limpeza de grandes derramamentos, incluindo o feito pela BP em 2010, que ocorreu no Golfo do México. Enquanto metade é vendida para organizações como a Força Aérea dos Estados Unidos, a outra parte é doada para voluntários. O trabalho da Matter of Trust é majoritariamente terrestre, trabalhando em derrames terrestres ou em danos costeiros causados ​​por derrames marinhos.

Essa solução embora eficaz, não é perfeita. Os tapetes, por sua vez, só podem ser usados uma única vez e depois são reduzidos por incineração ou compostagem. Enquanto a Matter of Trust se responsabiliza pela compostagem dos seus próprios resíduos, que não é adequado para o cultivo de alimentos, a outra parte do material é responsabilidade da organização que o comprou, assim como o seu descarte. De acordo com o site da fundação, a incineração pode ser feita para a produção de energia, entretanto, esse processo deve ser feito com a tecnologia apropriada para que não exista a possibilidade de uma nova contaminação do meio ambiente, incluindo emissões de carbono

Desse modo, quando seu descarte é feito de modo apropriado, o uso de cabelo e outras fibras residuais pode ser uma alternativa sustentável para o polipropileno convencional utilizado na limpeza de derramamento de petróleo. Além disso, esses tapetes também podem ser feitos por qualquer pessoa. O site da organização conta com um tutorial que segue o passo a passo da confecção dos produtos. E você, quer fazer um tapete de cabelo para ajudar contra o derramamento de óleo?

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais