Base de dados apresenta divisões climáticas do Brasil em escala municipal

Por Janaína Simões, do Jornal da USP | O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), instituição de pesquisa que conta com a participação da USP, disponibilizou gratuitamente uma base de dados georreferenciada com o cruzamento entre dados demográficos e econômicos dos municípios do Brasil em relação à divisão em zonas climáticas, conforme a classificação Köppen. Desenvolvida pelo climatologista russo Wladimir Köppen, esta é a classificação mais utilizada por pesquisadores de áreas como geografia e climatologia, entre outras.

Os dados sobre as Zonas Climáticas do Brasil usados pela Equipe de Transferência e Difusão do CEM foram extraídos de uma pesquisa anterior financiada pela Fapesp. Os resultados deste trabalho, parte da pesquisa de doutoramento de Clayton Alcarde Alvares, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, foram publicados na revista científica Meteorologische Zeitschrift. Ele e outros quatro pesquisadores conduziram o estudo, que envolveu instituições internacionais.

Com base em dados mensais de temperatura e precipitação de 2.950 estações meteorológicas nacionais, os autores aplicaram os diversos tipos da classificação Köppen para todos os municípios brasileiros. A partir dessa associação, a Equipe de Transferência e Difusão do CEM criou os polígonos climáticos, por aglutinação dos polígonos municipais.

O segundo passo para a elaboração do arquivo CEM foi a extração de dados geográficos diversos, produzidos ou divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como a população rural e urbana ou o Produto Interno Bruto (PIB). Os dados passaram por tratamento e foram atribuídos a cada polígono climático.

“Com mais este arquivo geográfico, elaborado em ambiente de geoprocessamento, o CEM prossegue em sua missão institucional, que inclui a disponibilização de arquivos geográficos digitais para análise da realidade metropolitana e nacional”, destaca o geógrafo José Donizete Cazzolato, que elaborou essas bases de dados. “O recorte do território brasileiro com base nas zonas climáticas, assim como dos grandes biomas ou das bacias hidrográficas, permite análises alternativas às divisões regionais tradicionais, quase sempre pautadas na divisão política das unidades da Federação”, completa.

Para consultar a Base Cartográfica Digital Georreferenciada das Zonas Climáticas, conforme Köppen, do Brasil, basta acessar o site do CEM no menu Transferência e Dados da homepage, e selecionar, no menu à esquerda, “Tipos” e “Temas”, os itens “cartográfico” e “meio ambiente”, respectivamente. A base de dados estará entre os itens que aparecem na página automaticamente após esta seleção, com o título Zonas Climáticas do Brasil, conforme Köppen. Clicando em exibir mais, aparece o arquivo em formato ZIP contendo o arquivo cartográfico (formato Shape) e o dicionário de dados (em PDF).

Para acessar diretamente o arquivo com os dados clique aqui.

Vitor Barreiros

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais