Às vésperas da COP 30, Electrolux Group soma 680 toneladas de eletrodomésticos reciclados em programa pioneiro no setor

Compartilhar

Por Electrolux | O Serviço de Coleta e Descarte Consciente do Electrolux Group, pioneiro no setor entre fabricantes de linha branca, completa três anos, reforçando o compromisso da empresa com a economia circular e a redução das emissões de carbono, um dos temas centrais da COP 30, que acontecerá no Pará, em novembro. A iniciativa já coletou mais de 14 mil produtos e soma 680 toneladas de materiais reciclados corretamente.

Gratuito e pioneiro entre fabricantes de linha branca no Brasil, o serviço foi lançado em 2022 para facilitar o descarte de eletrodomésticos de grande porte, como refrigeradores, lavadoras e fogões, garantindo a destinação correta e fomentando a circularidade dos materiais.

O programa cobre quase 100% do território nacional e, também, atua como um agente de mudança e busca conectar as metas climáticas globais com o comportamento diário do consumidor. O mesmo caminhão que entrega um novo produto também recolhe o antigo para o descarte adequado, evitando a emissão de toneladas de CO₂ em transportes e transformando a logística reversa em uma poderosa ferramenta de sustentabilidade.

“A economia circular é encarada pelo Electrolux Group como base para a diminuição das emissões de carbono e mitigação dos efeitos da crise climática no mundo. Por isso, nosso olhar para a sustentabilidade não se limita à entrega do produto na casa do consumidor. Também estamos atentos ao impacto em toda a cadeia de vida dos eletrodomésticos”, destaca João Zeni, diretor de sustentabilidade do Electrolux Group América Latina.

Destino responsável para os produtos

Após a coleta, o eletrodoméstico é encaminhado a recicladoras parceiras, onde passa por desmontagem e separação dos componentes, que são destinados corretamente para reaproveitamento como matéria-prima em outras indústrias. O processo segue a norma ABNT 15.833/2010, que regulamenta o descarte de eletrodomésticos em duas fases, incluindo o tratamento adequado de gases presentes no circuito de refrigeração e no isolamento térmico, quando aplicável.

“O programa reflete a forma como entendemos sustentabilidade: de maneira prática, acessível e conectada ao dia a dia das pessoas. Colocamos o consumidor no centro dessa transformação, mostrando que escolhas conscientes não precisam ser complicadas. Do design ao descarte, cada ação conta para prolongar a vida útil dos recursos e inspirar uma relação mais equilibrada com o planeta”, reforça João Zeni.

A COP 30 e o papel da economia circular na transição climática

Às vésperas da COP 30, que será realizada em novembro deste ano, a economia circular ganha relevância como uma das principais estratégias para acelerar a descarbonização da indústria. Neste contexto, o Electrolux Group se posiciona como agente influenciador e tradutor das metas climáticas, transformando-as em ações tangíveis que aproximam a sustentabilidade e o cotidiano.

Para se ter ideia, o Grupo pretende que, até 2030, 35% dos plásticos e aços utilizados em seus produtos sejam reciclados. A meta, divulgada no Relatório de Sustentabilidade 2024, representa um avanço significativo na estratégia de economia circular do Grupo e amplia de forma substancial o objetivo anterior, que era de 50% e considerava apenas plásticos.

“A COP 30 é um marco global de compromissos. O Electrolux Group trabalha em como alcançá-los, começando dentro de casa, todos os dias. A verdadeira transformação climática nasce no lar e se multiplica a partir dele. E nós, como indústria, temos um papel essencial nessa transformação do consumidor”, finaliza João.

Bruna Chicano

Cientista ambiental, vegana, mãe da Amora e da Nina. Adora caminhar sem pressa e subir montanhas.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais