Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Confira dicas de como fazer reciclagem de água doméstica e reduza seu gasto diário

A reciclagem de água doméstica é um processo que ajuda as pessoas a aproveitar ao máximo a água de que precisam diariamente. Na verdade, o planeta se encarrega de fazer a reciclagem de água naturalmente, mas a tecnologia pode – e deve – ser usada para acelerar esse processo. Um exemplo bem-sucedido é o Hydraloop, sistema de reciclagem de água doméstica que trata 95% da água do chuveiro e metade da água da máquina de lavar roupas.

Vencedor da categoria sustentabilidade da edição de 2020 da Consumer Eletronics Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo, o Hydraloop, desenvolvido pela start-up holandesa homônima, não só promete facilitar o reaproveitamento da água doméstica como ainda garante uma redução de 50% na sua conta de água. O modelo H600, por exemplo, é ideal para famílias grandes e pequenas empresas. A miniunidade de reciclagem de água pode limpar até 1.000 litros de água por dia e é compatível com chuveiro, equipamentos de ar-condicionado, máquinas de lavar e banheiras. A empresa afirma que o aparelho permite cerca de 85% de reúso de água doméstica.

Além disso, o sistema de reciclagem de água do Hydraloop H600 conta com conectividade Wi-Fi integrada, para que o usuário acesse o aplicativo em seu smartphone e possa monitorar informações de uso de água, verificar o status da máquina, solicitar suporte e instalar atualizações. Outro benefício são os complementos, que incluem saídas para o jardim e piscina.

O aparelho tem mais ou menos o tamanho de uma geladeira e é conectado ao sistema de água doméstico. A água coletada é processada por um biorreator aeróbio e tratada com luz ultravioleta. Depois do tratamento, a água limpa fica armazenada na máquina e pode ser utilizada a qualquer momento.

O ponto negativo do Hydraloop H600 é o valor: embora os preços não tenham sido divulgados no site da empresa, uma vez que cada instalação é personalizada de acordo com as necessidades do cliente, estima-se que uma unidade básica da recicladora não saia por menos de 4.000 dólares. Pessoas interessadas em adquirir o aparelho recebem uma consultoria da empresa, que avalia o modelo mais adequado à sua realidade.

Conheça melhor a tecnologia da Hydraloop no vídeo a seguir (em inglês), disponível no canal oficial da marca

Água de reúso: reciclagem de água em casa

Boa parte da água utilizada em uma casa é descartada com pouquíssimos resíduos, mas poderia servir de água de reúso em descargas, na lavagem de pisos, para regar plantas ou lavar o quintal. Se você ainda não tem uma recicladora de água doméstica, como a Hydraloop, mas quer aprender a armazenar, tratar e reutilizar os recursos hídricos na sua casa, confira o Manual completo para reaproveitamento de águas cinzas, elaborado pelo Portal eCycle.

Por que a reciclagem de água doméstica é importante?

Embora seja um recurso renovável – e também o recurso natural mais abundante do mundo, cobrindo mais de 70% da superfície da Terra –, apenas 1% da água doce, que é própria para consumo humano, está disponível para uso direto. De acordo com a Organização das Nações Unidas, até 2050 o planeta deverá ter cerca de 9,7 bilhões de habitantes e a demanda por água deverá ter um aumento de 20 a 30%.

Quatro bilhões de pessoas no mundo já enfrentam grave escassez de água e, em 2035, 40% da população mundial pode sofrer grave estresse hídrico. Além disso, com o aumento das temperaturas globais, a obtenção de água potável se tornará, ao mesmo tempo, mais difícil, necessária e cara. Por isso, é importante gerenciar a água de forma eficiente. A gestão adequada da água é obtida pelo tratamento da água tanto em pequena como em grande escala. Água negra e cinza, efluentes industriais e águas pluviais podem ser tratadas.

O tratamento da água retorna ao seu estado original tanto para uso doméstico como industrial ou para descarte seguro. O tratamento da água é essencial, pois garante que haja água suficiente para o uso humano. O gerenciamento da água também é alcançado por meio de uma mudança no estilo de vida. Usar apenas a quantidade de água necessária e não deixar as torneiras abertas pode ser muito útil na economia de água.

Como os sistemas de tratamento de água para beber são mais caros de operar, a maior parte da água reciclada é usada para fins não potáveis. Deve-se notar, no entanto, que há uma série de projetos que reciclam água para consumo. Esses projetos públicos quase sempre envolvem a reposição de aquíferos subterrâneos e reservatórios com água reciclada.

Benefícios ambientais da reciclagem de água

Ajuda a preservar ecossistemas

Quando você recicla a água doméstica, não precisa retirar a água de outras áreas. Muitas áreas onde a água pura é abundante são ecossistemas delicados que sofrem quando sua água é removida. Quando a água é reciclada, é mais fácil para lugares como os pântanos manterem seus suprimentos.

Diminui a poluição das águas

Muitas vezes, reciclar a água não apenas impede sua remoção de ambientes sensíveis, mas também impede que as águas residuais cheguem a corpos d’água como oceanos ou rios. A reciclagem de água pega água residual, como esgoto, e a reutiliza, em vez de direcioná-la diretamente para o rio ou oceano mais próximo, onde poderia espalhar poluição e perturbar a vida aquática.

Aumenta os benefícios da irrigação

Embora as águas residuais possam causar sérios danos aos rios e oceanos, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos informa que a água reciclada geralmente contém propriedades extremamente benéficas para irrigar e fertilizar campos. A água reciclada geralmente contém altos níveis de nitrogênio, que, embora ruim para a vida aquática, é um nutriente necessário para as plantas.

Protege o abastecimento futuro de água

A reciclagem de água doméstica permite minimizar a perda potencial de água potável, garantindo o máximo de possível desse recurso natural para as necessidades de consumo das próximas gerações.