Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Biocombustível utilizado para a produção de energia, querosene verde pode ser alternativa viável

O querosene verde é um produto alternativo ao querosene convencional, que é formado por hidrocarbonetos alifáticos. Ele é um biocombustível, que pode ser usado para o abastecimento de transportes aéreos e para a geração de energia. 

Esse biocombustível pode ser produzido a partir do processo de pirólise ou craqueamento de biomassa, reaproveitando produtos de origem natural, evitando o descarte incorreto e a sobrecarga do solo. 

Querosene convencional

O querosene é um produto tóxico, formado por hidrocarbonetos, sobretudo hidrocarbonetos alifáticos. Ele é utilizado como combustível para transportes aéreos e está presente na composição do asfalto, para a pavimentação de ruas. Além disso, pode ser utilizado como produto de limpeza e fonte de energia e calor para cozinhar e iluminar as residências.

O querosene pode levar a problemas de saúde para as pessoas que o manuseiam, como problemas dermatológicos, respiratórios e hematológicos. Confira:

  • Dermatológicos: infecções na pele, queimaduras, ressecamento e cicatrizes (neoplasia)
  • Respiratórios:  asma e pneumonite química
  • Hematológicos: anemia e outros problemas relacionados sistema cardiovascular 

Os combustíveis que possuem querosene em sua composição têm alta emissão de carbono, óxidos nítricos e dióxido de enxofre. Essas substâncias são prejudiciais para a saúde humana e o meio ambiente.

Conheça os impactos dos óxidos de nitrogênio
Entenda o que é dióxido de enxofre e seus impactos

Os hidrocarbonetos alifáticos, que compõem o querosene, estão associados à composição dos materiais particulados suspensos na atmosfera. A contribuição desses componentes com a poluição atmosférica se dá a partir da queima de produtos originados do petróleo. 

Portanto, eles representam uma ameaça para a qualidade do ar e para a saúde da população, podendo causar asma. Os materiais particulados são compostos químicos em suspensão na atmosfera, que podem ser encontrados em estado líquido ou sólido. 

Essas partículas são formadas a partir da queima de combustíveis fósseis liberados por automóveis e atividades industriais, como os carros e as usinas de energia.

MP2.5: Tudo o que você precisa saber sobre esse material particulado
Conheça os perigos do material particulado

Querosene verde

O querosene verde, ou bioquerosene, é uma alternativa sustentável ao querosene comum. Ele é classificado como um biocombustível, e emite menos poluentes para a atmosfera, em comparação ao querosene convencional. Consequentemente, o querosene verde provoca menos problemas à saúde.

Além da redução de resíduos orgânicos no meio ambiente, ele tem a vantagem de reduzir as emissões de gases do efeito estufa da atmosfera. Outro ponto positivo deste produto é a redução da contaminação de corpos hídricos e do solo. Isso porque a extração de sua matéria-prima é menos nociva do que a extração da matéria-prima do querosene comum, o petróleo.

O querosene verde pode ser produzido a partir do processo de pirólise ou craqueamento (tecnologia de transformação de um resíduo em um produto com potencial energético), com o uso de biomassa, como caroços de açaí.

Pirólise: tudo o que você precisa saber

Matéria-prima

Pinhão-manso. Imagem editada e redimensionada de Ton Rulkens em Wikimedia Commons, sob a licença CC BY-SA 2.0

Para determinar o melhor material para a produção do bioquerosene, é necessário que  não haja interferências do produto sobre a biodiversidade e o ecossistema, bem como a contaminação da água e do solo. 

Uma pesquisa apontou os caroços de açaí como um material para gerar bioquerosene. Os caroços de açaí representam um problema ambiental, já que o seu descarte não recebe tratamento. 

Dessa forma, eles se tornam rejeitos e se acumulam no meio ambiente. Assim, o processo de produção de querosene verde pode ser uma alternativa para a redução desses rejeitos no solo, que se tornam  combustível.  

De acordo com outro estudo, o pinhão-manso também é uma boa alternativa como  matéria-prima de bioquerosene. Isso porque essa espécie exige poucas condições para se estabelecer. Além disso, seu custo de produção é baixo, pois suas árvores têm um longo período de vida.

A pesquisa também citou espécies como babaçu, algas e camelina como boas alternativas para a produção de querosene verde, pois elas possuem alto teor de óleos em sua composição. Outros estudos indicaram o uso de óleo de palma e gordura de restos de alimentos. A presença de óleos na biomassa é essencial para a produção do bioquerosene.

Formas de produção

A produção do querosene verde se dá a partir do processo de pirólise ou craqueamento do material de origem. Para que isso aconteça, o material é exposto em um ambiente fechado, sem a presença de oxigênio e sob altas temperaturas.

Esse craqueamento pode ser realizado a partir da ação de um catalisador. Os catalisadores têm a capacidade de fragmentar o material em partes menores. Dessa forma, o tempo e a temperatura necessários para que a pirólise aconteça se tornam menores. 

Uma variação desse método é a gaseificação, em que, a partir do uso de um catalisador, a matéria-prima se transforma em gases. Em seguida, esses gases são purificados e utilizados para sintetizar hidrocarbonetos líquidos. O produto final desse processo é o querosene verde.

Outro método para a produção de bioquerosene é a partir do uso de leveduras geneticamente modificadas. Quando a matéria-prima tem grandes quantidades de açúcar em sua composição, essas leveduras consomem o açúcar e produzem isoprenoides (compostos orgânicos). 

Em seguida, esse produto é hidrogenado, resultando no bioquerosene. O mesmo processo pode ocorrer a partir do uso de bactérias, que também consomem o açúcar da biomassa. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais