Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Expositores nacionais e de várias localidades do mundo reservam seus principais lançamentos para apresentar na XV FIMAI

As centenas de empresas dedicadas à sustentabilidade no processo industrial e mais de dez delegações estrangeiras organizaram seus produtos e serviços para apresentar aos frequentadores da 15ª edição da FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade. A Feira, em São Paulo, será nos dias 5, 6 e 7 de novembro, reunindo uma grande concentração internacional de especialistas interessados em inovações tecnológicas, ferramentas, bens, conhecimentos e equipamentos, no Centro de Exposições do Center Norte (Pavilhão Azul – Rua José Bernardino Pinto, 333 – Vila Guilherme – SP – 13 às 20 horas). Ali também estarão importantes pesquisadores do setor como o professor Haroldo Mattos de Lemos, presidente do Instituto Brasil PNUMA, no XV SIMAISeminário Internacional de Meio Ambiente Industrial; Silvano Silvério, presidente da AMLURB, no Seminário de Resíduos – IX RecicleCEMPRE; e José Goldemberg, professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo – USP, no Seminário “Utilização de Resíduos Sólidos Urbanos como Insumo Energético”, promovido pela Air and Waste Management AssociationA&WMASeção Brasil.

Geo Brasil, Ecotelhado, Etatron, Bruno Industrial, Alfamec, Fragmaq, Taurus Plast, Metalsinter, Nederman, Proluminas, Suzaquim, Tecscan, Lavra Logística Reversa, Iguaçumec são exemplos de empresas brasileiras que marcam presença no evento. Já entre as instituições que vão disponibilizar suas informações e corpo técnico para apoiar as mais diversas iniciativas socioambientais estão a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Serviço Nacional da Indústria (SENAI), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), entre outras.

Com circulação média anual de 20 mil visitantes, participação de mais de 300 marcas e dezenas de expositores estrangeiros, a XV FIMAI promove intercâmbio de informações e negócios nas áreas de gerenciamento de resíduos, energias renováveis, licenciamento ambiental, mercado de carbono e MDL’s, remediação de locais contaminados, tratamento de efluentes e reuso de água, sistemas de gestão ambiental, educação socioambiental, indicadores de sustentabilidade, entre outros, visando o gerenciamento ambiental do ar, água e solos em prol da sustentabilidade nas empresas.

Pavilhões Internacionais e Delegações Estrangeiras

Como já é tradicional, a FIMAI recebe e organiza pavilhões de corporações internacionais e, nessa edição, conta com duas delegações alemãs, das regiões da Bavária e de Hessen, além de países como Holanda e Suíça, que também formaram grupos de empresas para marcar presença e oferecer suas novidades. Pela Itália, a participação inclui o seminário “Made in Vêneto – por um modelo de sucesso na gestão de resíduos” (dia 5 de novembro, às 15h), no Centro de Convenções do Pavilhão Azul; e a França terá palestras com enfoque em “Energias Renováveis” (dia 6, às 14h), no auditório dos expositores.

Empresas da Espanha, Turquia, Argentina, Portugal, Áustria, China, Estados Unidos, Canadá estão entre os expositores, e a comitiva “Cool and Clean Mission”, formada por 17 empresas do Reino Unido, também participará do evento.

Seminários com conteúdos atuais e palestrantes renomados

Os palestrantes convidados dos eventos paralelos XV SIMAI – Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (8h30 às 18h30) e IX Seminário de Resíduos – Recicle CEMPRE (9h às 18h), também já confirmaram presença.

A palestra magna do XV SIMAI será proferida por Haroldo Mattos de Lemos, presidente do Instituto Brasil PNUMA – Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, um dos parceiros da FIMAI/SIMAI, presente no evento desde a primeira realização. Com o tema “Clima e Sustentabilidade: Desafios do Século XXI”, a abertura do seminário dará as coordenadas para outras importantes palestras.

Outro destaque é professor Jesse L. Thé, palestrante internacional do SIMAI que apresentará o tema “Sistemas de Inventário de Emissões Globais – Efeito Estufa e Gases Tóxicos” na programação de palestras com tradução simultânea durante o dia 5 de novembro, dedicado às participações internacionais. Ele trará informações atualizadas sobre o problema de emissões gases poluentes que, conforme atestam os principais organismos internacionais na área ambiental e de saúde, causam a morte de mais 3,6 milhões de pessoas por ano no mundo.  A apresentação incluirá o estágio atual do aquecimento climático, das emissões de gases de efeito estufa e as negociações para um acordo global sobre o tema. A palestra integrará todos os aspectos em um tópico único e consistente. A programação completa e outras informações estão no site www.fimai.com.br.

Experiências bem-sucedidas, resultados efetivos e contribuições praticadas pelo Compromisso Empresarial para a Reciclagem – CEMPRE – serão apresentados por representantes no IX Recicle CEMPRE. O seminário de resíduos acontece nos dias 5, 6 e 7 de novembro, reunindo empresários e importantes autoridades no tema, vindos de vários Estados brasileiros. Os painéis tratarão de diversos aspectos que interessam ao empresariado que se dedica para tornar viável a gestão dos resíduos em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

AMBEV, Brasken, Cooperativa Granja Julieta (SP), Grupo Pão de Açúcar, Cooperativa de Catadores de Mariana (MG), Tetra Pak, ABINEE, WiseWaste, FINEP, são algumas das empresas e entidades que levarão suas iniciativas para o público do IX Recicle CEMPRE. Empresas públicas também terão espaço no painel A “Experiência de Prefeituras na Coleta Seletiva”, com as presenças de Eduardo Lima de Matos, Secretário de Meio Ambiente de Aracajú (SE); Silvano Silvério, presidente da AMLURB (SP); Julio Cesar Santos, diretor Técnico da COMLURB (RJ); e de Edilson de Oliveira Gomes, Gestor da PNRS em Alcinópolis (MS). Entre os órgãos governamentais, o Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES e a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA também levarão orientações sobre a viabilização e financiamento de projetos.

Novidade entre os eventos paralelos será o seminário internacional “Utilização de Resíduo Sólido Urbano como Insumo Energético Sustentável”, que a Air & Waste Management Association – A&WMA Seção Brasil – está organizando para apresentar nos dias 5 e 6 de novembro.

Autoridade de destaque no tema, o professor José Goldemberg, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo – USP, fará a palestra de abertura do evento, seguido por Otávio Okano, presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB. Como representante da iniciativa privada, Alexandre Alvim, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Energia da Estre Ambiental, também integra a primeira etapa do Seminário, que inclui ainda o conteúdo internacional (com tradução simultânea). A programação do evento conta ainda com as participações de técnicos e especialistas do Ministério do Meio Ambiente, Ministério Público, Licenciamento Ambiental da CETESB, tecnologias de incineração, Legislação europeia e norte-americana, numa série de explanações sobre o controle de emissões atmosféricas e sistemas de monitoramento contínuo de emissões.

Serviço

Evento: XV FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade
Data: dias 5, 6 e 7 de novembro de 2013
Hora: das 13h às 20h
Local: Centro de Exposições do Center Norte, Pavilhão Azul – Rua José Bernardino Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo
Credenciamento: na entrada da feira de forma gratuita. O credenciamento online está encerrado


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais