Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Vários estudos já foram feitos para se chegar a essa conclusão

Você é uma daquelas pessoas que adoram estalar os dedos? Então, já deve ter ouvido que esse hábito pode causar artrite. Vários estudos já foram feitos para se chegar a essa conclusão, mas, até o momento, nenhuma conexão foi encontrada. 

Nos EUA, por exemplo, pesquisadores da Uniformed Services University of Health Sciences examinaram 215 pessoas. Dessas, 75% disseram estalar os dedos regularmente e as outras 25%, não. Os resultados mostraram que a chance de ter artrite era quase a mesma em ambos os grupos.

Outro registro aconteceu em 1998, quando o cientista Donald Unger realizou um estudo informal, publicado em forma de carta na revista Arthritis and Rheumatism. O médico buscava estalar os dedos da mão esquerda pelo menos duas vezes por dia durante 50 anos. Enquanto isso, deixava os nós dedos da mão direita sozinhos para servir como “grupo de controle”.

Ele estimou que os nós dos dedos de sua mão esquerda foram quebrados, pelo menos, 36.500 vezes. Após 50 anos, nenhuma de suas mãos apresentava sintomas de artrite nem havia diferenças físicas entre elas.

E as conclusões de Donald Unger podem ser corroboradas pelo resultado de um estudo publicado em 2017. Nele, os pesquisadores descobriram que os dedos que sofriam vários estalos tinham o mesmo nível de função física que aqueles que nunca foram “atingidos”. 

Complicações de se estalar os dedos

Embora a maioria esmagadora de estudos sugira que estalar os dedos não leva à artrite, algumas pesquisas sugerem que o hábito pode não ser completamente inofensivo.

Um experimento, conduzido em 1990, mostrou que estalos crônicos podem afetar a saúde das mãos. Os pesquisadores analisaram 300 participantes e descobriram que aqueles que estalavam com frequência as articulações apresentaram uma taxa maior de inflamação e uma menor capacidade do movimento de preensão nos dedos.

Afinal, o que causa o estalo dos dedos?

Até recentemente, alguns pesquisadores acreditavam que o som do estalo das juntas vinha de uma bolha que estourou quando partes do dedo se separaram.

Mas um estudo, publicado em 2015, desafiou essa teoria. Os pesquisadores usaram exames de ressonância magnética dos dedos enquanto eles eram estalados em tempo real e descobriram que o ruído acontece devido à formação de uma cavidade na articulação.