Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O dióxido de enxofre (SO2) é um dos poluentes atmosféricos mais perigosos e pode servir como um indicador da qualidade do ar

O dióxido de enxofre (SO2) é um gás incolor, cuja fórmula molecular é constituída de dois átomos de oxigênio e um de enxofre. Sua molécula apresenta geometria angular, possui caráter polar e é cerca de duas vezes mais denso que o ar atmosférico.

Além disso, o SO2 contém um odor acre picante, e também é conhecido por anidrido sulfuroso. Ele ocorre como impureza nos combustíveis fósseis, proveniente principalmente de atividades como queima de diesel nos veículos pesados, carvão e petróleo em usinas de energia ou de fundição de cobre.

A queima incompleta de combustíveis fósseis é um dos principais emissores de dióxido de enxofre (80%), gerando poluição atmosférica. Na natureza, o gás pode ser liberado para o ar a partir de atividades vulcânicas.

Ao entrar em contato com o oxigênio, o enxofre se transforma em dióxido e trióxido de enxofre. Este último reage com a umidade do ar e resulta na produção de ácido sulfúrico (H2SO4), o qual ainda pode reagir com a amônia do ar e formar sulfato de amônia.

O que acontece com o SO2 na atmosfera?

smog dióxido de enxofre
Foto de Call Me Fred na Unsplash

Um estudo sobre SO2 aponta que ele permanece no ar em forma de gotículas (mais comum em ambientes fechados) ou retorna para a terra depois que é oxidado e passa por processos de reação, na forma de chuva ácida. Ela é formada a partir da ligação do SO2 com a água, formando ácido sulfuroso (H2SO3). Além disso, o dióxido de enxofre na atmosfera pode reagir com outros compostos, formando material particulado de diâmetro reduzido.

O dióxido de enxofre pode contribuir para o aquecimento do planeta. Sua presença na chuva ácida é perigosa para vegetais e animais. Segundo o mesmo estudo, a chuva ácida diminui o pH dos lagos e reduz a concentração populacional de peixes. Nas plantas, vegetais e flores, compromete a produção e o crescimento.

O SO2 também pode corroer alguns materiais e afetar monumentos, construções e estátuas.

O que o dióxido de enxofre pode causar?

Por ser altamente solúvel em água nas mucosas do trato aéreo superior, o dióxido de enxofre é considerado um irritante primário, levando ao desenvolvimento de diversos sintomas desconfortáveis e impactantes para a saúde humana. Entre os principais efeitos causados por esse poluente estão:

  • Irritação e aumento na produção de muco: A exposição ao dióxido de enxofre pode provocar a irritação das vias aéreas superiores, desencadeando o aumento na produção de muco. Essa resposta pode ser particularmente incômoda e desafiadora para pessoas com problemas respiratórios pré-existentes, como asma ou bronquite.
  • Irritação nos olhos: Os olhos são sensíveis e suscetíveis aos efeitos do dióxido de enxofre, podendo ocorrer irritação ocular quando há contato direto com o gás ou sua presença no ar em concentrações elevadas.
  • Desconforto na respiração: O dióxido de enxofre pode afetar a capacidade respiratória, causando desconforto durante a respiração, especialmente em indivíduos mais vulneráveis, como idosos e crianças.
  • Agravamento de problemas respiratórios e cardiovasculares: Para pessoas com condições respiratórias ou cardiovasculares preexistentes, a exposição ao dióxido de enxofre pode levar a um agravamento dos sintomas, piorando a condição de saúde desses indivíduos e aumentando o risco de complicações.

Tais impactos negativos na saúde humana resultam em um aumento de internações hospitalares e geram prejuízos significativos para a saúde pública em geral. Além dos custos associados ao tratamento médico, há também o impacto na qualidade de vida das pessoas afetadas e a sobrecarga nos sistemas de saúde.

Qualidade do ar

Como um indicador da qualidade do ar, o dióxido de enxofre entra nos padrões de qualidade do ar nacionais aprovados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Em abril de 2013, foi publicado o Decreto nº 51113, que possui parâmetros da qualidade do ar mais rigorosos.

No caso do monóxido de carbono (CO), o padrão estadual chega a 9 partes por milhão (ppm) para um tempo de amostragem de 8 horas. Quanto ao índice de qualidade do ar adotado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a qualificação do SO2 no ar, para 24 horas de amostragem é:

  • Boa: 0 a 20 microgramas/m3;
  • Moderada: 20 a 40 microgramas/m3;
  • Ruim: 40 a 365 microgramas/m3;
  • Muito ruim: 365 a 800 microgramas/m3;
  • Péssima: mais que 800 microgramas/m3.

É importante ficarmos de olho nesse índice de qualidade do ar, principalmente no inverno e se temos crianças, pessoas idosas ou com problemas cardíacos em casa. Isso porque um alto índice de dióxido de enxofre no ar pode ser mais prejudicial para esses grupos.

Atualmente, já existe no mercado um diesel que é menos poluente e contém menor teor de enxofre. Nesse caso, ele é menos danoso tanto para o ar quanto para o próprio motor dos automóveis.

SO2
Diesel mais limpo e menos nocivo à saúde chega ao mercado brasileiro

Uma dica para assegurarmos a boa qualidade do ar em nossa casa, já que vimos nessa matéria que ele pode se concentrar em ambientes internos, como gotículas no ar, é a utilização de plantas purificadoras. Porém, qualquer tipo de planta tem o poder de absorver o SO2.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais