Saquinho de jornal no lugar das sacolas plásticas

eCycle

Você já pensou em substituir as sacolas plásticas por sacos feitos com jornal, na hora de embalar o lixo?

Saquinho de jornal no lugar das sacolas plásticas

A prática de rejeitar uma sacolinha plástica na hora de fazer compras cada vez mais se difunde pelo Brasil. Ecobags e carrinhos de compras individuais contribuem para esse processo. Mas e na hora de embalar o lixo, como evitar o "vício" de usar as tais sacolinhas plásticas?

Uma boa alternativa é o origami de papel jornal. Ele pode ser usado no lixo do banheiro e para demais lixos secos da sua casa. Em vez de utilizar um monte de sacolinhas, prefira o saquinho de jornal ao longo da semana. No momento de levar o conteúdo acumulado para fora de casa, use apenas um saco de lixo bem grande. Há casos de residências que praticam a compostagem dos resíduos orgânicos, o que facilita ainda mais a substituição das sacolinhas plásticas pelo uso do papel, uma vez que o resíduo úmido é reduzido a níveis mínimos.

Não sabe como fazer saquinho de jornal? Confira o vídeo acima e entenda como proceder. Se curtir, inscreva-se no canal do eCycle no YouTube. Siga também o passo a passo logo abaixo!

1. Pegue uma folha de jornal e marque a metade da página da direita, no sentido vertical. Em seguida, dobre para dentro a ponta da página direita até a marca que você fez (ou seja, dobre um quarto da página direita). O resultado será um quadrado:

Pegue uma folha de jornal e marque a metade da página da direita, no sentido vertical
Em seguida, dobre para dentro a ponta da página direita até a marca que você fez (ou seja, dobre um quarto da página direita)

2. Una a ponta superior esquerda e a ponta inferior direita, formando um triângulo, mas mantenha a base para baixo:

Una a ponta superior esquerda e a ponta inferior direita, formando um triângulo, mas mantenha a base para baixo

3. Agora dobre a ponta inferior direita do triângulo até o meio da linha lateral esquerda:

Agora dobre a ponta inferior direita do triângulo até o meio da linha lateral esquerda

4. Vire a dobradura para o outro lado e repita o item 3, colocando a ponta inferior direita na dobra lateral esquerda:

Vire a dobradura para o outro lado e repita o item 3, colocando a ponta inferior direita na dobra lateral esquerda

6. Agora você terá um pentágono. Pegue uma das pontas da parte de cima e enfie na aba horizontal. Vire a dobradura e faça a mesma coisa do outro lado:

Agora você terá um pentágono. Pegue uma das pontas da parte de cima e enfie na aba horizontal
Vire a dobradura e faça a mesma coisa do outro lado

7. O saquinho está pronto! Basta abri-lo colocá-lo em um balde!

O saquinho está pronto! Basta abri-lo colocá-lo em um balde!

O papel se decompõe muito mais rapidamente que o plástico. Além disso, você já tem um destino útil para o jornal que se acumula na sua casa ou mesmo na dos parentes e vizinhos.

Com o saquinho de jornal você deixa de usar as sacolinhas plásticas em grande parte das lixeiras da sua casa. No entanto, para acondicionar todos os resíduos restantes acaba sendo necessário o uso do sacos de lixo grandes. Nossa recomendação é a utilização de sacos plásticos feitos a a partir de matéria-prima reciclada.


Veja também:


 

Comentários  

 
+4 #1 2011-02-25 21:51
Ótima alternativa para as pequenas lixeiras da casa.
Adotei!
Citar
 
 
+1 #2 2011-03-13 12:58
Simplesmente excelente e genial. As sacolas que usava na minha lixeira já estavam me deixando muito preocupado.
Valeu pela dica.
Citar
 
 
-1 #3 2011-07-06 23:40
Puxa!!!Adorei a ideia e já estou usando!!!Mas tenho uma certa dificuldade que é a lixeira que fica em cima da pia, pois só a uso com o lixo úmido (Cascas de frutas, verduras, etc). Voces tem alguma ideia do que posso fazer??Pois acabo usando um saquinho plástico para colocar e o lixeiro levar..Não gosto desta atitude...Abçs Vera
Citar
 
 
-1 #4 2012-03-24 20:23
Lixo de cozinha e de banheiro, não é dificil. Tenha em casa barbantes ou tiras e em caixas de filtro de café, em caixas de sapato, em caixas de leite, em caixas de coisas congeladas como de lazanha, caixas de hamburguers e no comercio sempre há caixas pequenas e grandes para a coleta. Daí a gente pega, põe o lixo da cozinha e amarra com barbante. Os plasticos que vêm da carne, de um kilo de tomate cenoura e etc, no reciclável,
diminui bem o lixo de cozinha, ao mínimo.
Citar
 
 
+1 #5 2013-01-21 03:19
Gostei vou passar a usar e a indicar p/ amigos. Seria bom se fizessem uma campanha de nível nacional, para diminuir as sacolinhas.
Citar
 
 
+1 #6 2013-05-24 05:25
Parabéns!!! Prossigam.
Citar
 
 
+1 #7 2014-02-05 00:11
Achei ótima a ideia, mas como faz depois que o lixo fica cheio? Com as sacolas damos os nós e jogamos no lixo, e com o jornal? Sem contar que fica muito mais propenso a desmanchar se molhar, depois de descartarmos, o que dificultaria muito a coleta.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail