Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A desertificação é um dos maiores problemas ambientais da atualidade

Causada em razão do processo de degradação do solo, a desertificação é um dos principais problemas ambientais enfrentados em todo o mundo atualmente. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a aridez afeta 40% das terras do planeta, em zonas que cobrem mais de 100 países e são a base de sobrevivência de 2 bilhões de pessoas.

O professor de Física e Alterações Climáticas da Universidade de Lisboa, Filipe Duarte Santos, pontuou à Rádio ONU medidas que podem ajudar a combater o fenômeno. “Construir barreiras de vegetação que evitem o avanço das areias, depois ter muita atenção aos processos de irrigação na agricultura para que seja sustentável, não provoque à salinização, portanto, a degradação dos solos e ter espécies adaptadas ao clima”.

Além de concentrarem a maior população de mamíferos, as regiões áridas também acolhem mais de 50 mil plantas conhecidas, 1,5 mil espécies de pássaros, e são o habitat natural de espécies das sementes mais consumidas do mundo. Segundo a ONU, as florestas das zonas áridas estão em perigo, devido à carência de investimentos em gestão sustentável.

Fonte: www.ecodesenvolvimento.org.br


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais