Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Luzes de navegação e das cidades atraem os insetos

Neste início de junho, várias cidades da Malásia estão sofrendo com a invasão das mariposas gigantes. Os milhares de insetos peludos, que têm até 16 centímetros de envergadura, chegaram a causar a paralisação de uma partida oficial de futebol.

Em Cingapura, um país vizinho, também houve problemas. Cerca de 800 pessoas se queixaram dos insetos, principalmente no mês de maio.

De acordo com especialistas, esse tipo de mariposa, conhecida como Lyssa zampa, é comum na Ásia. No entanto, o normal é que elas apareçam em número muito pequeno, a ponto de nem serem notadas, principalmente entre os meses de abril e agosto.

Ecologistas alegam que o uso da luz para navegação de embarcações acaba atraindo as mariposas gigantes para regiões mais iluminadas, como as cidades.

No entanto, neste caso não há tanto prejuízo, já que os insetos são inofensivos. O único risco é para pessoas que possuem problemas respiratórios, já que as mariposas soltam pelos.

A poluição luminosa é assunto sério, pois altera o ciclos fundamentais de diversos animais. Para saber mais a respeito, clique aqui.

Veja também:
Poluição luminosa afeta ciclos naturais dos animais, dizem pesquisadores
Como seria o céu se pudéssemos ver as estrelas?


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais