Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Cientistas portugueses concluem que as funções motoras dos jovens são debilitadas pela falta de exercício físico, principalmente a dos garotos

Pesquisadores dizem que crianças entre nove e dez anos, que passam a maior parte do seu tempo em atividades sedentárias, são nove vezes mais vulneráveis a desenvolver má coordenação motora em relação a crianças que praticam atividade física. A pesquisa foi conduzida por cientistas portugueses e publicada no American Journal of Human Biology.

Os resultados do estudo apontam que níveis altos de sedentarismo não são neutralizados por pequenas doses de exercício físico. As crianças que passavam 75% de seu tempo assistindo TV ou usando o computador tinham suas funções motoras prejudicadas mesmo que caminhassem ou praticassem esportes às vezes.

O teste

110 garotas e 103 meninos carregaram acelerômetros para medir a atividade física praticada por cada indivíduo. Essas mesmas crianças fizeram os testes de coordenação motora KTK, o Körperkoordination Test für Kinder. Os pesquisadores então compararam as performances no teste com a quantidade de exercício praticada pelos jovens.

Os resultados foram mais acentuados para os meninos. Garotos que gastavam mais de 76% do tempo em atividades sedentárias eram de cinco a nove vezes mais propensos a desenvolver má coordenação motora. Já as meninas que passavam 77,3% do seu tempo de maneira sedentária apresentaram uma propabilidade cinco vezes maior de apresentar coordenação motora ruim.

Os pesquisadores dizem que a infância é um período crítico no desenvolvimento da saúde de indivíduos e esse estudo é uma contribuição para o diálogo sobre o bem estar e o desenvolvimento infantil. Os resultados indicaram que praticar exercícios físicos esporadicamente não é suficiente para que crianças cresçam de forma saudável. Adotar um estilo de vida ativo que não se baseie em ficar sentado três quartos do seu tempo em frente a uma tela luminosa pode ser crucial para que nossos corpos cresçam em todo o seu potencial.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais