Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Jogo de computador procura atualizar conceitos científicos para estudantes

O São Paulo Research and Analysis Center (Sprace) desenvolveu um videogame com o objetivo de atualizar o conteúdo apresentado atualmente nas aulas de física das escolas do ensino médio, que muitas vezes engloba o modelo atômico antigo. Hoje, após diferentes experiências realizadas em aceleradores de partículas, sabe-se mais sobre o interior da matéria. Mas muitas instituições do Ensino Médio não disponibilizam em seu currículo escolar as mais recentes descobertas sobre os elementos que formam o quadro das partículas atômicas.

O jogo, batizado como Sprace Game, possibilita o aprendizado de conceitos básicos sobre a composição da matéria por meio de algumas tarefas, como construir partículas subatômicas a partir de seus elementos mais fundamentais. O jogador é diminuído à escala subatômica e recebe o trabalho de comandar uma nave em miniatura e completar diferentes missões de captura e análise de diferentes materiais. O usuário também pode acessar a tabela periódica para determinar a quantidade de prótons e nêutrons a serem gerados. Os desenvolvedores esperam que, quando imerso nas missões, o jogador acabe aprendendo conceitos científicos de uma maneira divertida e sem esforço.

O jogo é gratuito e pode ser baixado pela internet em português, inglês ou alemão. Ele foi desenvolvido na linguagem Java, e pode ser jogado em qualquer sistema operacional. Apenas requer a instalação da versão mais recente da plataforma Java.

O projeto foi desenvolvido no Brasil, patrocinado pelo Sprace e contou com apoio do CNPq, através do edital de “Apoio a Projetos de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia” e da FAPESP. Foi produzido pela empresa de consultoria brasileira Summa Technology+Business e desenvolvido pela Black Widow Games Brasil.

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais