Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

De roupas a impressoras: iniciativas que utilizam a luz solar ganham cada vez mais espaço como alternativas sustentáveis e esbanjam atitude

Estamos acostumados a ver a luz solar sendo usada como fonte de energia para casas, carros e até alguns aparelhos, como máquinas de lavar e chuveiros. Mas, existem outros usos da luz solar além desse.

Alguns empreendedores pelo mundo estão aproveitando elementos da natureza (usando a biomimética, por exemplo) para criar aparelhos e gadgets mais sustentáveis. E tudo indica que este é um nicho que ainda vai render muito. Pelo menos, criatividade não falta por parte de gente que tem lançado moda (literalmente), utilizando novos conceitos na manufatura e vendendo, além de produtos, novas ideias.

Esse é o caso de duas inovações que vamos conferir agora:

Luz do sol usada para customizar tecidos

Usar a luz solar para replicar imagens não é novidade. Nos EUA, uma empresa chamada Lumi desenvolveu um processo de customização de tecidos que utiliza a luz solar. Basta aplicar sobre a peça de tecido uma solução, Inkodye, e deixá-la exposta ao sol por aproximadamente oito minutos. Acompanhe o processo no vídeo:

Impressora 100% à base de luz solar

Impressora 100% à base de luz solar

Um conceito de impressora desenvolvido pelos designers Hosung Jung, Junsang Kim, Seungin Lee e Yonggu Do, usa a luz do sol para gerar sua própria energia e, também, para imprimir, deixando os cartuchos de tinta para trás. O único empecilho é que as imagens só poderiam ser impressas em preto e branco, o que não chega realmente a ser um problema, pois 70% das impressões realizadas no dia a dia são feitas em preto e branco.

Essa é uma forma absolutamente sustentável de se imprimir, uma vez que para purificar a tinta residual de um cartucho é necessária uma tonelada de tinta. Mas, como se imprime algo com a luz do sol apenas?

O aparelho armazena a energia solar e a converte em eletricidade para que a impressora possa funcionar normalmente. Uma parte dessa energia também é usada para esquentar o papel em que as informações serão impressas.

Impressora 100% à base de luz solar

Confira mais fotos do conceito da impressora.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais