Aplicativo mostra perdas e ganhos florestais no mundo

eCycle

Aplicativo permite que o usuário explore várias regiões do globo, exibindo as dinâmicas florestais de cada lugar específico

Pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveram um aplicativo geográfico que mostra as perdas e os ganhos nas áreas ocupadas por florestas de todo o mundo entre os anos 2000 e 2012. O desenvolvimento do mapa interativo é fruto do trabalho de 15 pesquisadores em parceria com o Google e o governo americano; e a pesquisa foi publicada na Science Magazine. O serviço encontra-se disponível no site da Universidade de Maryland.

O estudo é parte do esforço para quantificar a situação de ecossistemas mundo afora, para melhor avaliarmos como anda o trabalho de conservação da área verde em diferentes áreas do planeta. Os resultados mostram perda florestal de 2,3 milhões de quilômetros quadrados e ganho de 0,8 milhão de quilômetros quadrados. Os dados usados são provenientes de satélites de observação da Terra.

O Brasil apresentou uma queda no desmatamento “bem documentada”. Já países como Indonésia, Malásia, Paraguai, Bolívia, Angola, entre outros, tiveram perda florestal intensa, o que jogou a média mundial de perda florestal nas alturas. De acordo com a Science, isso mostra que as florestas do mundo estão em fluxo, com algumas regiões ganhando área verde e outras perdendo.

Dentre as práticas responsáveis pelo desmatamento, recebeu destaque a silvicultura intensiva (palavra que tem vários significados, mas que, neste caso, quer dizer "exploração comercial madeireira"). As florestas boreais sofreram com incêndios e queimadas, e os trópicos tiveram perdas substanciais tanto por incêndios (causa principal) como por silvicultura.

Para dar uma olhada no aplicativo, clique aqui.

Veja também:
-As conseqüências do desenvolvimento da agricultura para o meio ambiente
-Floresta é descoberta depois de mais de mil anos congelada

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×