Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Bastante usados na fabricação de produtos cosméticos e de higiene, a dietanolamina e seus derivados estão associados ao desenvolvimento de câncer

Talvez você nunca tenha ouvido falar dela, mas é muito provável que seu organismo já tenha entrado em contato com essa substância. A dietanolamina, frequentemente abreviada como DEA, é um composto químico orgânico resultante  da junção de uma amina com um diálcool, produzida a partir da mistura entre óxido de etileno e amônia. Pouco volátil à temperatura ambiente, ela está presente, principalmente, na indústria metalúrgica (como lubrificantes para máquinas) e na indústria de produtos de limpeza, detergentes, shampoos e cosméticos. É justamente nesses produtos que mora o perigo da dietanolamina.

Nos detergentes, shampoos e cosméticos, a dietanolamina é usada para criar uma textura de creme, além de proporcionar ação espumante. Ela também serve, nas suas mais diversas aplicações, para a neutralização de ácidos.

Dificilmente a dietanolamina é usada “pura” em produtos de limpeza, cosméticos ou outros. Existem diversas variações. O problema é que, apesar de não ser considerado um composto diretamente cancerígeno para humanos, a dietanolamina é classificada como “possivelmente cancerígena para humanos” pela Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC). Uma de suas variações mais comuns é a dietanolamina de ácido graxo de coco, também conhecida como cocamida DEA.

Cocamida DEA

A dietanolamina de ácido graxo de coco (ou cocamida DEA) é um mistura de amidos produzidos pela reação de ácidos graxos de óleo de coco com dietanolamina. Essa substância é utilizada na fabricação de barras de sabão, detergentes, shampoos, entre outros itens bem comuns em nossa casa, para criar uma textura cremosa nesses produtos. No mercado brasileiro, o composto é bastante usado devido ao baixo custo e à disponibilidade local das matérias-primas.

Ainda não há evidências de que a dietanolamina de ácido graxo de coco possa causar câncer em seres humanos. No entanto, diversos testes (veja mais) a relacionam ao desenvolvimento de câncer em animais que foram submetidos a algumas doses da substância. Numa pesquisa, grupos de 50 camundongos do sexo masculino e 50 do sexo feminino, com seis semanas de idade, receberam aplicações dérmicas de 0, 100 mg/kg ou 200 mg/kg de óleo de dietanolamida de ácido graxo de coco por cinco dias na semana, durante dois anos.

Os pesquisadores constataram que os animais de ambos os sexos submetidos a essas aplicações tiveram uma ocorrência maior de algum tipo de câncer em relação aos que não receberam a aplicação. Entre os tipos de câncer observados estão: adenoma hepatocelular (tumor benigno e raro que afeta os rins), carcinoma hepatocelular (tumor primário do fígado, ou seja, originário desse órgão), adenoma renal e hepatoblastoma. 

Os autores da pesquisa ressaltam que os animais utilizados em experimentos raramente desenvolvem tumores do rim e hepatoblastoma, que se caracterizam pela proliferação anormal de células, acontecendo de maneira espontânea.

hidratante
Hidratante: conheça 11 opções naturais

Outros estudos

um estudo sobre a penetração da dietanolamina (utilizada na obtenção da cocamida DEA) no corpo humano por meio de formulações de cosméticos (shampoo, cremes para o corpo e outros) indicou que cerca de 0,1% da formulação da dose aplicada de shampoo foi absorvida depois de um intervalo entre cinco e 30 minutos; em outro estudo, uma loção com essa substância foi aplicada no corpo com intervalo de 72 horas. Cerca de 30% de dietanolamina aplicada ficou acumulada na pele e aproximadamente 1% foi absorvida no fluido receptor. 

Esses estudos foram levados em conta pela Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC) para classificar a dietanolamina de ácido graxo de coco como “possivelmente cancerígena para humanos“.

Creme de hidratação. Imagem de chezbeate por Pixabay

Outros derivados da dietanolamina

Um produto leva em sua fórmula, normalmente, diversas substâncias químicas, que podem reagir entre si. No Canadá, por exemplo, há algumas limitações na utilização da dietanolamina de ácido graxo de coco em cosméticos, mas apenas quando é utilizada com outros agentes, o que, dependendo do agente, pode causar a formação das seguintes substâncias, que também podem ser prejudiciais à saúde, como apontam alguns estudos:

Nitrosina

É usada na fabricação de cosméticos, pesticidas, produtos de borracha e outros.

Trietanolamina (TEA)

É resultante da reação da dietanolamina com o óxido de etileno. Essa substância é utilizada para balancear o pH de produtos cosméticos, de higiene e de limpeza.

Cocamida MEA

A Ccocamida MEA, semelhante à cocamida DEA, é um composto químico com propriedade espessante e de aumento da viscosidade. Segundo a Food and Drugs Administration (FDA), órgão governamental norte-americano semelhante à Anvisa, “é um dos ingredientes mais usados que podem conter a [cocamida] DEA”.

Lauramida DEA

É um estabilizador de espuma e contribui para o aumento da viscosidade. Em um estudo em que essa substância foi administrada por via oral e dérmica em ratos e camundongos, a lauramida DEA foi eliminada rapidamente por todos os tecidos, exceto pelo adiposo. Os pesquisadores desse estudo explicam que a possibilidade de desenvolver câncer está relacionada à quantidade dos resquícios da substância DEA que permanecem no corpo. Mas, ao contrário da dietanolamina, a lauramida dietanolamina não ficou acumulada nos tecidos dos ratos usados no experimento após repetidas aplicações dérmicas.

Preste atenção aos rótulos

Essas pesquisas mostram, portanto, que, além de conhecer a especificidade dos produtos comprados, é importante também atentar à composição química de suas fórmulas. Não deixe também de reconhecer que além de eventuais problemas à sua saúde, os resíduos destas substâncias escoarão pelo ralo de seu banheiro e a ausência de tratamento adequado poderá oferecer riscos de contaminação à fauna e à flora de rios e oceanos. Por uma pegada mais leve, fique ligado nos efeitos de suas escolhas e pratique o consumo consciente.

Cuidados com o cabelo
Produtos feitos com sua saúde e o meio ambiente em mente
A partir de R$26,00
Frete Co2 Neutro
Comprar

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais