Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Projeto Skin Deep tem navegação simples e rápida e pode ser muito funcional para o consumidor consciente

Não é novidade que grande parte dos cosméticos disponíveis para consumo apresentam substâncias controversas, sem contar os tão famigerados e criticados testes em animais. Mas na hora de comprar algum item de higiene pessoal, nem sempre é possível lembrar quais são os ingredientes potencialmente maléficos à saúde, principalmente devido ao tamanho pequeno das letras impressas nas embalagens e da grande quantidade de substâncias presentes.

Uma novidade pode facilitar a vida do consumidor preocupado com a própria saúde e com o meio ambiente. Trata-se do projeto Skin Deep, da organização norte-americana Enviromental Working Group (EWG) . Em uma plataforma online desenvolvida pela EWG, o usuário pode fazer uma pesquisa a respeito de algum cosmético ou produto de higiene que lhe interesse e, em poucos segundos, diversas informações acerca dos riscos que os componentes possuem são disponibilizadas na página.

A base de dados do site possui 79 mil produtos de diversos laboratórios e marcas. Para fazer a pesquisa, basta digitar o nome da empresa ou do produto na caixa localizada na parte superior da tela. Assim que o produto for identificado na pesquisa, basta conferir o nível dos cinco riscos básicos disponibilizados na análise padronizada: dano geral, risco de câncer, toxicidade no desenvolvimento e no uso, alergias e restrições de uso. Há três tipos de classificações para cada tipo de dano: pequeno, moderado e alto. Além disso, na coluna esquerda do resultado, também é possível conferir se há testes em animais, quais são todos os ingredientes do produto, conferir em quais lojas ele está disponível e até abrir um debate sobre o item em questão.

Como se trata de um site dos EUA, há muitos produtos brasileiros que não constam na base de danos. No entanto, itens oriundos de marcas multinacionais com sede no Brasil estão disponíveis para consulta. Se você tiver um smartphone, esse site pode ser bem útil na hora de fazer a compra de cosméticos. Acesse aqui o site oficial e aqui a Fan Page no Facebook.

Para não correr esse tipo de risco, a eCycle recomenda ao máximo o uso de produtos ecologicamente corretos e que não baseiem suas pesquisas em testes com animais.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais