Cinco maneiras de lavar roupas a seco evitando química nociva

eCycle

Algumas roupas delicadas precisam ser lavadas a seco, mas é possível fazer isso sem química nociva?

Roupas no varal
Imagem: Pixabay / CC0 Public Domain

Alguns tipos de roupa vêm de fábrica com a recomendação que a lavagem ocorra a seco. Você pode pensar que adquirir essas peças pode ser sustentável, pois os usos de água e de sabão diminuem, mas os químicos necessários para a lavagem a seco tradicional podem ser prejudiciais à saúde.

No entanto, é possível levar algumas alternativas menos danosas em conta. Confira como fazer lavagem a seco sem química nociva:

Escove a roupa

Escovar as roupas é um jeito fácil de remover o óleo que fica na superfície da peça. Use uma escova (tipo as de engraxate) com cerdas macias ou um pano de microfibra e escove suas roupas vagarosamente.

Lave manualmente

Algumas roupas, como suéteres e peças sem forro, são muito delicadas e não resistem bem aos químicos usados numa lavagem a seco convencional. O melhor a fazer é lavar manualmente com sabão neutro e se certificar de não esticar muito as peças durante a lavagem.

Use spray de vodka

Tem algum restinho de vodka na sua casa? Você pode colocá-la num borrifador e aplicá-la em suas vestimentas. O álcool presente na bebida mata bactérias que causam odor (veja outros usos inusitados da vodka).

Use o vapor

Vapor quente destrói as bactérias que causam o mau odor. Mesmo assim, no dia a dia, é um pouco complicado aproveitar o vapor do chuveiro ou de outros aparelhos domésticos para efetuar esse tipo de limpeza. Uma opção é adquirir uma máquina de lavagem de roupas a vapor.

Repense seu guarda-roupas

Se você tem muitas roupas que necessitam ser lavadas a seco, que tal começar a adquirir outro estilo de roupa que não precise de uma manutenção tão específica? Roupas feitas com fibras orgânicas são boas pedidas.



Veja também:

 

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×