Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Setembro é o mês internacional dos mutirões de limpeza de praia. Dos dias 16 a 24 deste mês, a ONU Meio Ambiente promove no Brasil a #SemanaMaresLimpos

Mutirão de limpeza de praia nas Bahamas. Imagem: ONU Meio Ambiente

Setembro é o mês internacional dos mutirões de limpeza de praia. Dos dias 16 a 24 deste mês, a ONU Meio Ambiente promove no Brasil a #SemanaMaresLimpos, inspirada na campanha homônima do organismo internacional. A iniciativa convida organizações e indivíduos de todo o país a participar dos sete dias de mobilização. A agência das Nações Unidas elaborou um manual sobre como realizar esse tipo de intervenção em praias e outros lugares, como rios, mangues, dunas e ilhas.

Apesar de trabalhoso, limpar uma praia também pode parecer uma tarefa sem muito mistério — afinal, bastaria reunir um grupo de pessoas interessadas e começar a catar tudo que se vê nas areias e na beira do mar.

Mas a coleta de resíduos deve obedecer a alguns princípios para que seja eficaz e tenha resultados duradouros. Entre essas recomendações, estão a utilização de baldes ou sacolas retornáveis, no lugar de sacos plásticos, e a catalogação dos materiais recolhidos para análises futuras. Outra medida importante é o estabelecimento de parcerias com cooperativas de catadores de lixo, para garantir a destinação correta dos materiais recicláveis.

Essas e outras sugestões foram compiladas numa publicação pela ONU Meio Ambiente para orientar pessoas e instituições que queiram participar da #SemanaMaresLimpos. Conheça o manual e saiba como liderar ou se engajar nas atividades clicando aqui.


Fonte: ONU Brasil

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais