Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Apesar de terem vida útil menor, modelos mais avançados tecnologicamente são mais eficientes

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Muitos ainda acreditam que as antigas geladeiras são melhores que as novas porque duram mais tempo (por volta de 20 anos a mais). Será que isso é verdade? Bom, elas realmente têm uma vida útil até duas vezes mais longa que os modelos atuais. Mas os aparelhos mais velhos podem gastar quase 200% mais energia que os mais novos.

Segundo o engenheiro de soluções energéticas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Eduardo Carvalhaes Nobre, a geladeira com selo “A” do Programa Nacional de Energia Elétrica (Procel) consome 26,9 quilowatts/hora (kWh) por mês, enquanto os modelos antigos consomem até 80 kW/h. Em média, o gasto energético das geladeiras antigas é 197% maior que o das novas. A classificação do Procel vai de “A” a “F” (saiba mais aqui).

Segundo o Massachussets Institute of Technology (MIT), de 88% a 95% do gasto total de energia de uma geladeira ocorre na fase de uso – ou seja, quando o aparelho é plugado na tomada de sua cozinha, transformando a energia elétrica em resfriamento para a manutenção dos alimentos. Desse modo, mesmo que você acabe tendo que comprar um novo aparelho em um tempo menor, a energia gasta com a produção do item vai ser menor do que manter uma velha geladeira gastando bastante energia por muitos anos na sua casa.

Portanto, se a sua preocupação é com o meio ambiente, os modelos atuais são a melhor opção (são inclusive mais fáceis de serem reciclados, apesar de o processo também ser possível com modelos antigos). Mas se você está preocupado com o seu bolso… A resposta é a mesma! Trocar um aparelho mais moderno regularmente continua sendo mais econômico do que ficar mais de 20 anos com um eletrodoméstico que consome bastante energia. Segundo o Energy Star (um programa da Agência de Proteção Ambiental dos EUA), com uma geladeira mais tecnologicamente avançada, você economiza 1539 kWh de energia anual, cerca de U$S 200 em tarifa de energia por ano (isso baseado na realidade dos estadunidenses).

Se bem cuidada, uma geladeira moderna pode durar de nove a 13 anos, de acordo com o InterNACHI. Então veja algumas dicas para aumentar a vida útil desse seu eletrodoméstico:

  • Limpe a serpentina a cada seis meses ou um ano com um aspirador, pincel ou bicarbonato de sódio. Serpentinas empoeiradas reduzem a eficiência do aparelho, causando um desgaste desnecessário.
  • Evite manter a geladeira perto do fogão ou de qualquer fonte de calor (incluindo a luz do sol). Se o refrigerador estiver num ambiente quente, isso significa que ele terá que se esforçar ainda mais para manter-se gelado e novamente sofrerá um desgaste desnecessário.
  • Mantenha o interior do aparelho gelado. Quer dizer: nada de abrir a porta da geladeira para ficar pensando na vida. Também não se esqueça de deixar qualquer sobra de comida esfriar completamente antes de colocá-la na geladeira.

Fonte: Grist.org, InterNACHI e Compact

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais