Sintomas de estresse, causas e como aliviar

eCycle

Conhecer a origem do estresse pode ser uma poderosa ferramenta em diminuí-lo

O estresse está presente no dia a dia de muita gente e em quantidades excessivas faz mal para a saúde. No entanto, uma grande quantidade de pessoas não sabe o que causa estresse, ou pior, acredita que ele seja fruto unicamente do trabalho ou de tarefas familiares. Sim, esses fatores causam um certo estresse, porém o perigo do estresse está em se apresentar a partir de várias coisas pequenas e causar grandes problemas.

O que causa estresse

1. Dormir pouco ou muito tarde

Dormir é essencial para saúde. Dormir tarde, independente de quantas horas de sono você teve, coloca estresse indesejado em seu corpo e perturba ritmo circadiano. De acordo com um estudo, quanto mais tarde os estudantes iam dormir, maior era sua inclinação a ter pensamentos negativos e mal humor, mesmo tendo oito sólidas horas de sono. A maior causa do sono tardio é a tecnologia. A luz azul emitida de seus dispositivos pode perturbar a produção de hormônios do sono em seu corpo. Tente evitar dispositivos eletrônicos antes de dormir, leia, tome um chá e veja se você vai dormir mais cedo e com mais facilidade

2. Tomar muito café

Em quantidades moderadas, um cafezinho pode até ser benéfico à saúde, mas exceder o limite da bebida pode trazer consequências indesejáveis. Muito deste estimulante pode levar a altos níveis de adrenalina, cortisol (hormônio do estresse), ansiedade e pressão sanguínea. Níveis cronicamente elevados como estes podem trazer sérios danos à saúde.

Uma dica para os apaixonados por café mas também inimigos do estresse: tente tomar café até as duas horas da tarde, já que a cafeína fica no corpo por oito horas ou mais, é melhor cortar a cafeína antes que ela atrapalhe o seu sono. Aprecie com moderação.

3. Ingerir álcool

Beber pode interferir com seu ciclo do sono e elevar níveis de cortisol. No entanto, se você tomar um (no caso de mulheres) ou dois (no caso dos homens) drinques por dia, você deve estar seguro de efeitos não desejados. De fato, álcool em moderação pode reduzir a inflamação no corpo, depressão, e estresse. Tenha em mente quanto você está consumindo, e fique de olho nas mordicadas dos aperitivos no bar, já que bebidas alcoólicas já são bem calóricas.

4. Praticar exercícios em excesso

Exercício é bom para você e é ainda melhor para combater o estresse, mas tudo em moderação. Se você está se esforçando muito nos exercícios cardiovasculares, além estar tendo dias difíceis no trabalho, isso pode fazer mal para sua saúde. Práticas como esta podem levar à fadiga adrenal (acontece devido a muito estresse e pouco descanso), superprodução de hormônios de estresse e dificuldade de manter o foco. Lembre-se que dias mais leves e dias de descanso são tão importantes quanto dias intensos.

5. Falta de conforto no transporte

Ir de carro ou de transporte público para o trabalho pode ser estressante. Um estudo liga esses fatores à fadiga e a níveis de estresse, assim como a mais problemas de saúde. Se for adequado à sua rota, tente ir de bicicleta ou caminhando para o trabalho. Exercício e ar puro irão dar uma acordada e farão o seu dia mais produtivo. Se não for possível, tente ouvir uma música relaxante ou, caso você esteja no transporte público, leia um livro e relaxe em vez de se preocupar em chegar ao trabalho a tempo.

6. Fazer dietas radicais

Dietas podem ser estressantes. Você está com fome, infeliz e a maioria das coisas que você quer comer estão na lista de alimentos proibidos. E se você trapacear, o estresse fica pior ainda! A ansiedade que a dieta causa com as preocupações de perda ou ganho de peso, preparação de alimentos e abnegação pode causar uma boa quantidade de estresse. Um estudo da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) indicou uma relação entre a restrição calórica e aumento do nível de cortisol dos participantes, principalmente aqueles que contavam as calorias.

Se você quiser emagrecer por estar preocupado(a) com sua saúde, faça uma mudança de hábitos alimentares. Dietas, muitas vezes, são tão restritivas que causam choques no corpo. Mudar seus hábitos alimentares passa por criar um hábito de comer bem e de modo saudável e isso não acontece da noite para o dia. Tente inserir, aos poucos, alimentos saudáveis em suas refeições, ou siga essas dicas para uma alimentação mais saudável.

Além das causas mencionadas acima, o estresse também pode ser causado por:

  • Desastre natural ou causado pelo ser humano
  • Doença crônica
  • Acidente ou doença com risco de vida
  • Ser vítima de um crime
  • Relacionamento abusivo
  • Casamento infeliz
  • Processo de divórcio prolongado
  • Questões de custódia de crianças
  • Cuidar de um ente querido com uma doença crônica como demência
  • Viver na pobreza ou sendo sem-teto
  • Trabalhar em uma profissão perigosa

Sintomas de estresse

Assim como cada um de nós tem coisas diferentes que nos estressam, os sintomas de estresse também podem ser diferentes. Embora seja improvável que você tenha todos eles, aqui estão alguns sintomas que você pode apresentar se estiver sob estresse:

  • Dor crônica
  • Insônia e outros problemas de sono
  • Menor desejo sexual
  • Problemas digestivos
  • Comer muito ou pouco
  • Dificuldade de concentração e tomada de decisões
  • Fadiga

Você pode se sentir oprimido, irritado ou com medo. Quer esteja ciente disso ou não, você pode estar bebendo ou fumando mais do que antes. Fique atento a sinais e sintomas de estresse.

Como aliviar

1. Beba chá

Todos os tipos do verdadeiro chá, proveniente da planta Camellia, contêm grande quantidade do aminoácido L-theanina (chá verde), que é responsável por um breve relaxamento posterior à ingestão do chá. Esse aminoácido ainda auxilia as células T ou linfócitos T gama/delta do sistema imunológico.

2. Caminhe todos os dias

O exercício físico e aeróbico é de extrema importância para a vida. Ele aumenta o humor das pessoas e ainda estimula o corpo a se sentir bem.

3. Tome mais sol

Tomar sol também é muito importante, porque ele permite que o corpo sintetize vitamina D, ajuda a regular nosso ritmo circadiano e a produção de melatonina. Por isso, reserve um período de tempo do seu dia para caminhar na rua, de preferência em parques ou praças.

4. Coma mais sopa

De acordo com a medicina chinesa, comer muitos alimentos frios ou crus durante o inverno pode fazer com que seu corpo tenha que trabalhar duro para digeri-los - vale também para o frio do ar condicionado nos dias de verão. Por isso, o ideal é tomar sopa, que tem digestão suave, facilitando a absorção de nutrientes pelo organismo. Inclua gengibre, alho, cenoura, batata doce ou abóbora para dar uma mãozinha ao sistema imunológico.

5. Ligue o sistema nervoso parassimpático

Ative seu sistema nervoso parassimpático e "comunique" a seu corpo que esta na hora de descansar e digerir, praticando yoga, tai chi chuan e meditação. Essas práticas vão ajudar você a aumentar seu sistema imunológico e regular sua resposta ao estresse. A meditação, por exemplo, permite que sua mente e corpo deem um “reset” na vida cotidiana.

6. Quando ficar doente, descanse

Quando seu sistema imunológico estiver em baixa e você ficar doente, isso significa que seu corpo precisa descansar, por isso não tente se forçar a ir trabalhar mesmo assim. Isso só vai piorar os seus sintomas de estresse no trabalho. Mesmo sendo difícil deixar o trabalho em alguns momentos importantes, procure ficar em casa e descansar o máximo que puder. Coloque sua saúde em primeiro plano na vida! Você irá voltar ao trabalho muito mais tranquilo.

7. Faça pequenas pausas ao longo do dia

Levante-se para ir ao banheiro ou encher a garrafa d'água, caminhe um pouco ou ouça uma música. Isso ajudará a criar um momento descontraído no seu dia, fazendo com que seja mais fácil retomar as atividades sem aumentar seu nível de estresse no trabalho.

8. Pratique ginástica laboral

ao longo do dia, tente fazer pequenos alongamentos para reduzir a tensão sobre seu corpo. Se você trabalha sentado, levantar e esticar as pernas ajuda a melhorar a circulação, assim como puxar os braços para frente ou para trás. Para quem trabalha em pé, é interessante fazer exercícios para a lombar (como deitar e aproximar os joelhos da barriga) ou mesmo alongar as pernas puxando-as para cima uma de cada vez.

9. Exija que sua empresa aplique os princípios da ergonomia no ambiente de trabalho

Se você for o dono da empresa, não se esqueça da ergonomia. A ergonomia está relacionada a fatores como conforto, segurança e eficiência, que estão diretamente ligados à performance no ambiente de trabalho e ao bem-estar. Afinal, o simples fato de não ter uma cadeira apropriada para o tamanho do trabalhador já aumenta e muito o estresse no trabalho.

Confira o vídeo, em inglês, com estratégias para lidar com o estresse.

O Instituto de Psicologia e Controle de Estresse (IPCS) disponibiliza um teste on-line para avaliar se a pessoa está estressada ou não. É preciso salientar que o diagnóstico do estresse deve ser feito por um profissional especializado.


Fontes: Care2 e Healthline

Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×