Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Veja como limpar um dos cômodos mais importantes da casa para evitar a tosse noturna

A tosse noturna é um reflexo desagradável, principalmente quando já nos encontramos em nosso quarto. É nele que encontramos privacidade e paz para descanso; é onde dormimos e sonhamos, mas o quarto também serve para uma série de outras atividades que podem acabar deixando-o um pouco bagunçado e, pior, sujo.

Isso pode ocasionar estresse, tosse noturna e dificuldade para dormir. Pior ainda se for tosse infantil de um filho. Mas algumas dicas de como limpar o quarto podem ser bem úteis e vão ajudar a acabar com a sua tosse noturna

A tosse é preocupante quando dura por mais de três semanas. Então lembre-se de buscar ajuda médica caso a tosse noturna seja persistente, já que esta pode ser o sintoma de doenças que necessitam de tratamento. A tosse é um sintoma do refluxo gastroesofágico, por exemplo.

tosse-noturna
Imagem de Towfiqu barbhuiya no Unsplash

Por que a tosse piora à noite?

Se já estamos tendo tosse ao longo do dia, ao tentar dormir, o quadro tende a piorar. Isso acontece porque, com o efeito da gravidade, o corpo na posição horizontal tende a fazer o muco incomodar o pulmão de forma mais intensa. 

Uma das formas de aliviar esse desconforto é buscar dormir numa posição ligeiramente mais inclinada com o auxílio de travesseiros. Mas há outras formas de aliviar a tosse, tanto na hora de dormir, como durante o dia. Veja a seguir:

Ar condicionado

Alguns modos do aparelho de ar condicionado podem fazer o ar do ambiente ficar mais seco, o que pode desencadear alergias respiratórias. Se estiver pensando em adquirir um novo, considere um que possua a função de umidificador de ar, inclusive para evitar o ar seco nas épocas de pouca chuva. Aproveite e beba bastante água para manter a mucosa hidratada e a garganta livre de muco.

Travesseiros

Aposto que você lava com frequência seus lençóis, porém não tem o mesmo cuidado com os travesseiros. Nesse caso, saiba que os travesseiros também são parte muito importantes, pois ficam em nossas camas e temos contato direto com eles. Aprenda a limpá-lo de um modo sustentável. Fazer isso é uma bela maneira de manter as toxinas longe do seu quarto e ajudar a melhorar a tosse noturna.

Cortinas

Essa parte é bem fácil, sendo que o necessário é somente abri-las e deixar os raios solares entrarem. O calor do sol remove naturalmente a umidade do quarto e reduz o risco de proliferação de fungos (uma possível causa da tosse). Ao acordar, abra as cortinas e todo o processo começará. Se possível, coloque seus travesseiros em local em que bate sol também.

como-dormir-rapido
Saiba como dormir rápido com 13 dicas

Eletrônicos

Se está tendo dificuldades para conseguir pegar no sono, essa é uma ótima dica para você. Caso esteja usando algum aparelho eletrônico momentos antes de dormir, saiba que isso pode desregular seus hábitos de sono. Expor-se à luz artificial das telas digitais estimula a atividade cerebral, sendo assim, torna-se difícil para você conseguir adormecer. E o cansaço resultante disso pode gerar a sensação de piora da tosse. 

Então, procure deixar a TV fora de seu quarto e limite o uso de seu computador, ou escureça a tela na hora apropriada de dormir. Saiba mais sobre esse tema na matéria: “Luz azul: o que é, benefícios, danos e como lidar“.

Tintas

Pois é, tenha muito cuidado com elas. Alguns tipos de tinta são feitos com VOCs, os compostos orgânicos voláteis, nocivos ao ser humano. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), esses compostos são poluidores de ar e trazem riscos à saúde, podendo causar câncer, danos no fígado e nos rins. Tintas feitas com VOCs podem ter um forte odor que muitas vezes fica por semanas, mesmo depois de estarem secas. Pense bem e cuidadosamente ao utilizá-las dentro de casa, principalmente no seu quarto, pois a tosse pode ser um dos efeitos do contato com essas tintas.

Lavagem nasal

Lavar dentro do nariz ajuda a manter as vias aéreas desobstruídas, o que ajuda a respirar melhor, além de reduzir alguns tipos de tosse, como os de gripes e resfriados. Aprenda mais lendo “Como fazer lavagem nasal”.

Além dessas dicas, você também pode tentar um remédio caseiro para tosse, ou um chá para tosse caseiro e natural.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais