Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda como tirar mofo de roupa com técnicas caseiras que dispensam o uso de produtos de limpeza prejudiciais

Como tirar mofo de roupa? Aquela sensação de pegar uma roupa ou uma toalha guardadas no guarda roupa e ser surpreendido com um cheiro desagradável de mofo e com manchas verdinhas é de doer. Além do cheiro desagradável ficar nas suas roupas, o mofo pode se espalhar para fora do armário e impregnar toda a casa.

Por isso, saber como tirar mofo de roupa é um conhecimento dos mais importantes – e não requer o uso de produtos químicos nocivos para sua saúde, como a água sanitária.

Produtos de limpeza sustentáveis
Produtos de limpeza concentrados são opções mais sustentáveis

Por que o cheiro de mofo aparece?

O odor característico do mofo é resultado do excesso de umidade do ar no ambiente. Isso permite o aumento da proliferação dos fungos. E realmente não é nada agradável encontrar suas roupas mofadas.

Quando as manchas de mofo são recentes, uma lavagem simples já é suficiente para tirar todo o mofo. Em outros casos, o cheiro de mofo insiste em continuar nas roupas, por mais que você tente lavá-las.

Às vezes dá até vontade de jogar a roupa fora, né? Calma! Embora dramático, o mofo nas roupas é uma questão reversível. Para tirar manchas de mofo, é possível adotar algumas técnicas caseiras que dispensam o uso de produtos de limpeza com substâncias químicas prejudiciais.

Como tirar mancha de mofo da roupa?

como-tirar-mofo-de-roupa
Foto de Sandy Millar na Unsplash

Como tirar mofo de roupa com vinagre?

O que é bom para tirar mofo de roupas coloridas? Se a lavagem simples não deu jeito, você pode tentar o truque de remover o mofo usando um pouco de vinagre. Essa técnica é bem simples e rápida – além de econômica. O vinagre tem propriedades antibióticas e antifúngicas, de modo que ele ajuda a eliminar tanto o cheiro de mofo, quanto os fungos que causam as manchas de mofo.

Jogue água quente em uma bacia com a peça de roupa dentro e misture com dois copos de vinagre de álcool ou qualquer vinagre branco. Deixe a peça de molho por mais ou menos oito horas. Depois lave a peça normalmente e deixe secar completamente antes de guardá-la no guarda-roupa ou usá-la de novo.

Como tirar mofo de roupa com bicarbonato de sódio?

Um segundo passo na briga para tirar mofo de roupa é misturar o vinagre com o poderoso bicarbonato de sódio, sempre útil nas soluções caseiras. Misture os dois itens até obter uma pasta, aplique na região afetada e espere 10 minutos. Em seguida, esfregue com uma escova ou um pano limpo, fazendo movimentos circulares (cuidado para não estragar o tecido!). Então, lave a roupa normalmente.

Bicarbonato e vinagre
Bicarbonato e vinagre: aliados na limpeza doméstica

Como tirar mofo de roupa com limão e sal?

Para tirar mofo de roupa com sal e limão, faça uma pasta de partes iguais de sal e suco de limão. Aplique a pasta sobre a mancha de mofo, e depois deixe o tecido secar sob o sol. Em seguida, siga com a lavagem normal das roupas afetadas.

25 dicas para usar o sal como produto de limpeza caseiro
Benefícios do limão: da saúde à limpeza

Como tirar mofo de roupas com álcool?

Tirar o mofo de roupa de couro é uma tarefa um pouco mais difícil. Para essas peças, usar álcool e sabão pode ajudar. Primeiro esfregue a mancha com uma escova de cerdas macias. Depois, coloque a peça para secar e, em seguida, retire a parte do mofo com um sabão bactericida (se for um sabão caseiro ou de coco é melhor!) e água ou com álcool.

Freezer

Para roupas que não podem ser lavadas, é possível tirar o mofo com o método do freezer – esse método é utilizado para alguns tipos de roupa que são feitos com tecidos que não se devem molhar. Ponha esses tipos de peça em uma bolsa grande de plástico e coloque-a no freezer. Após dois dias, tire-a de lá e deixe o gelo derreter.

Ebulição

Para toalhas, disponibilizamos o truque da ebulição – essa prática é recomendada somente em toalhas, pois pode danificar outros tipos de tecido. Para começar, ferva em um recipiente uma quantidade considerável de água para que cubra suas toalhas.

Depois disso, coloque a mistura de água fervente sobre as toalhas em cima de uma pia ou banheira. Deixe agir por aproximadamente dez minutos. Termine lavando algumas vezes com água gelada. Para saber mais, confira a matéria:

toalha de banho
Como tirar mofo da toalha de banho de forma caseira

Esses métodos citados são ótimas alternativas de como tirar mofo de roupa. Você acaba com o cheiro indesejável e não prejudica o tecido – nem sua saúde ou o meio ambiente. Entretanto, se nenhum deles der certo, evite usar tecidos mofados, pode ser perigoso para sua saúde! Entenda o porquê na matéria:

O que é bolor e por que ele é perigoso?

Está com problema de mofo nas paredes da casa? Confira as matérias:

pia
Oito dicas para acabar com a poluição interna da sua casa
espirro
Transforme sua casa em um ambiente hostil a agentes de alergia

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais