Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

As sementes do apricot (também conhecido como damasco), quando trituradas e aplicadas na pele, podem trazer muitos benefícios.

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

esfoliação é um tratamento muito importante para a pele e deve ser feita no rosto e em demais partes do corpo. Ela ajuda na remoção de células mortas e impurezas que estão presentes na pele por conta de ataques de agentes presentes no nosso dia a dia, como poluição, raios solares, poeiras, entre outros.

Além de remover as células mortas da pele, muitos outros benefícios são proporcionados pela esfoliação. Auxilia no combate às acnes, afina a pele, deixando-a uniforme e pronta para receber a hidratação. Muitos outros benefícios da esfoliação poderão ser vistos aqui.

Mas existe um grave problema relacionado aos produtos e cremes esfoliantes. As bolinhas coloridas presentes nesses produtos, na maioria das vezes são feitas de polietileno. Esses microplásticos não se degradam no meio ambiente e contaminam rios e oceanos, prejudicando a vida aquática, já que peixes e outros seres vivos acabam se alimentando desses componentes.

Sendo assim, a melhor maneira de evitar o consumo dessas microesferas poluidoras é o uso de esfoliantes naturais que não são prejudiciais ao meio ambiente e possuem muitas propriedades benéficas à saúde.

A farinha de semente de apricot, que é obtida a partir da trituração do caroço do damasco, serve como um excelente esfoliante natural e apresenta propriedades regenerativas do tecido cutâneo, além de proporcionar maciez, suavidade e hidratação à pele.

Benefícios

O apricot é rico em ácido oleico e linoleico (ômega 9 e 6, respectivamente), proporcionando emoliência, devolvendo a oleosidade em peles secas e descamadas. Essas substâncias são responsáveis pelas diversas propriedades que a farinha de semente de apricot possui.

Além dos ômegas, elas têm uma quantidade significativa de vitamina B, que é antioxidante (remove radicais livres que deixam a pele com aparência envelhecida) e anti-inflamatória (eficaz no tratamento de acnes, eczemas e seborreia).

Utilizar um esfoliante com sementes de apricot traz à pele benefícios como:

  • Remove as células mortas e a sujidade da pele, desobstruindo os poros e deixando-a macia e sedosa;
  • Melhora a circulação sanguínea da pele;
  • Proporciona flexibilidade e elasticidade;
  • Elimina manchas, rugas e linhas finas de expressão;
  • Deixa uma agradável sensação de frescor;
  • Combate a proliferação de bactérias causadoras de anomalias e acnes, impedindo infecções;
  • Auxilia no tratamento de coceiras, eczemas e queimaduras;
  • Revitaliza a pele.

Como utilizar

O pó esfoliante de semente de apricot pode ser misturado com bases cremes prontas que são livres de substâncias químicas nocivas à saúde, sabonetes líquidos ou cremes naturais. Elas têm uma granulação um pouco maior, por esta razão são mais indicadas para peles mais grossas ou para esfoliação corporal. Têm ótimo resultado nos cotovelos, joelhos, pés, por serem regiões que necessitam de uma esfoliação mais forte, e eliminam aquelas bolinhas que aparecem principalmente na região glútea, promovendo uma ótima esfoliação sem irritar a pele. Finalize com uma boa hidratação e aplicação de filtro solar. É fundamental hidratar a pele após a esfoliação.

Caso utilize no rosto, a quantidade de farinha a ser adicionada deve ser pequena para que o creme fique com uma consistência suave e de baixa granulometria – isso para não agredir a pele sensível do rosto -, e lembre-se de não esfoliar olhos e bocas. Pessoas com peles acneicas também devem ter cuidado ao usar o esfoliante.

A farinha de apricot tem propriedades anti-inflamatória, sendo muito eficaz também no tratamento de eczemas, irritações e dermatites. Porém não deve-se fazer a esfoliação nessas regiões. Para isso, misture as sementes trituradas com algum óleo vegetal, como óleo de semente de uva, óleo de abacate ou até mesmo óleo de semente de apricot, e aplique a pasta sobre o local afetado sem esfregar. Deixe agir por alguns minutos e remova com água morna.

Você pode encontrar a farinha de semente de apricot, óleos vegetais, bases cremes e outros produtos 100% naturais na Loja eCycle e fazer seu próprio creme esfoliante de acordo com seu gosto. Vale ressaltar que a frequência com que se deve esfoliar a pele varia conforme o tipo de pele de cada pessoa (saiba mais aqui).


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais