Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira nove maneiras de usar o óleo de rosa mosqueta no rosto e no corpo

O que é óleo de rosa mosqueta?

O óleo de rosa mosqueta, também conhecido como óleo de semente de rosa mosqueta, é feito a partir das sementes e do fruto da planta Rosa canina, cultivada principalmente no Chile. Apesar de ser originária da Europa, a rosa mosqueta cresce bem em alguns países da América, principalmente na cordilheira dos Andes, por ser uma região de clima frio.

Imagem editada e redimensionada de Michal Hlaváč, está disponível no Unsplash

Valorizado desde os tempos antigos por seus valiosos benefícios para a saúde, o óleo de rosa mosqueta é um poderoso antioxidante rico em vitaminas e ácidos graxos. Além disso, ele nutrem a pele e ajuda a prevenir envelhecimento precoce e reduzir linhas de expressão. Ele também contém fenóis com propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas. Além disso, o óleo de rosa mosqueta é frequentemente usado como algumas gotas de óleo carreador de óleos essenciais, que são intensos demais para colocar diretamente em sua pele.

Continue lendo para saber mais sobre como o óleo de rosa mosqueta pode beneficiar sua pele e como adicioná-lo à sua rotina de cuidados com a pele.

Para o que serve o óleo de rosa mosqueta

1. Hidrata e nutre

A hidratação é essencial para a pele macia e flexível. A falta de hidratação pode ser um problema durante condições climáticas extremas ou o envelhecimento precoce da pele.

O óleo de rosa mosqueta é rico em ácidos graxos essenciais, incluindo o ácido linoleico e linolênico. Os ácidos graxos ajudam a manter as paredes celulares fortes, para que não percam água.

Os muitos ácidos graxos do óleo de rosa mosqueta o tornam uma excelente opção para hidratar a pele seca e com coceira. A pele também absorve facilmente o óleo, permitindo que seus antioxidantes penetrem nas camadas mais profundas da pele, combatendo os radicais livres, que são responsáveis por danos à pele.

2. Previne envelhecimento precoce da pele

Um estudo publicado pela revista científica NCBI concluiu que o uso de pó de rosa mosqueta é capaz de oferecer várias propriedades antienvelhecimento, incluindo a capacidade de manter a pele hidratada. Os pesquisadores descobriram que os participantes que ingeriram rosa mosqueta em pó apresentaram melhorias notáveis ​​hidratação da pele.

Você também pode receber esses benefícios aplicando o óleo de rosa mosqueta topicamente. O óleo de rosa mosqueta é um óleo “seco” ou não oleoso. Isso o torna um ótimo hidratante natural para todos os tipos de pele.

3. Esfolia e renova a pele

A esfoliação natural com óleo de rosa mosqueta deixa a pele brilhante e vibrante. Isso ocorre porque o óleo de rosa mosqueta é rico em vitamina C e vitamina A.

A vitamina A, ou retinol, promove a renovação das células da pele. A vitamina C também ajuda na regeneração celular, aumentando o brilho geral.

4. Aumenta produção de colágeno

O colágeno é o bloco de construção da pele. Ele é essencial para a elasticidade e firmeza da pele, mas o organismo reduz a produção natural de colágeno à medida que o corpo envelhece.

Como já mencionado, o óleo de rosa mosqueta é rico em vitaminas A e C, que são necessárias para a produção de colágeno. Além disso, um estudo mostrou que ele é capaz de inibir a criação de MMP-1, uma enzima que decompõe o colágeno no organismo.

Outro estudo mostrou que os participantes que ingeriram rosa mosqueta em pó apresentaram um aumento notável na elasticidade da pele.

5. Reduz inflamação

A rosa mosqueta é rica em polifenóis e antocianina, que ajudam reduzir a inflamação. Ele também contém vitamina E, um antioxidante conhecido por seus efeitos anti-inflamatórios.

Dessa forma, o óleo de rosa mosqueta pode ajudar a aliviar a irritação resultante de:

6. Protege contra danos do sol

Os danos cumulativos resultantes da exposição ao sol durante toda a vida desempenham um papel importante no envelhecimento prematuro. A exposição aos raios UV também pode interferir na capacidade do organismo de produzir colágeno.

O óleo de rosa mosqueta contém antioxidantes como as vitaminas A, C e E. Essas vitaminas combatem sinergicamente os danos visíveis do sol. Elas também podem ajudar a impedir o fotoenvelhecimento.

O óleo de rosa mosqueta pode ser usado para ajudar a reduzir os efeitos negativos da exposição aos raios UV.

oxibenzona
Oxibenzona: o que é e onde encontrá-la
azeite-de-oliva
Azeite de oliva: benefícios dos diferentes tipos

7. Reduz hiperpigmentação

A hiperpigmentação ocorre quando o excesso de melanina forma manchas escuras na pele. Isso pode resultar de vários fatores, incluindo:

  • Exposição ao sol
  • Alterações hormonais, como na gravidez ou menopausa
  • Uso de medicamentos como pílulas anticoncepcionais e medicamentos quimioterápicos

O óleo de rosa mosqueta é rico em vitamina A. A vitamina A é rica em compostos nutricionais, incluindo retinoides. Os retinoides são conhecidos por sua capacidade de reduzir a hiperpigmentação e outros sinais visíveis de envelhecimento com uso regular.

O óleo de rosa mosqueta também contém licopeno e betacaroteno. Desse acordo com um estudo esses compostos têm propriedades que clareiam a pele, tornando-os ingredientes básicos em muitos produtos para clareamento da pele.

8. Reduz cicatrizes e rugas

O óleo de rosa mosqueta é rico em ácidos graxos e antioxidantes, compostos essenciais para a regeneração de tecidos e células da pele. Não é de admirar que ele tenha sido usado por muito tempo como remédio popular para a cicatrização de feridas, bem como a redução de cicatrizes e rugas.

Um estudo mostrou que o óleo de rosa mosqueta apresentou uma redução significativa na aparência de rugas ao redor dos olhos, também conhecidas como pés de galinha, após oito semanas de tratamento. Os participantes deste estudo consumiram o pó por via oral.

Em outro estudo, os participantes com cicatrizes pós-cirúrgicas trataram o local da incisão duas vezes por dia com óleo de rosa mosqueta tópica. Após 12 semanas de uso, o grupo que utilizou óleo de rosa mosqueta apresentou melhorias significativas na cor da cicatriz e na inflamação quando comparado ao grupo que não recebeu tratamento tópico.

9. Aumenta a imunidade

O óleo de rosa mosqueta é rico em antioxidantes e ácidos graxos poli-insaturados, como o ácido linoleico, que são imprescindíveis para impedir a quebra das membranas celulares da pele. Células fortes e saudáveis ​​agem como uma barreira para impedir que bactérias nocivas ataquem a pele, o que pode levar infecções.

De acordo com um estudo, o óleo de rosa mosqueta promove firmeza e longevidade das células da pele.

Como usar o óleo de rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é um óleo “seco” que absorve facilmente na pele. Embora seja geralmente seguro para todos os tipos de pele, você deve realizar um teste de alergia antes do primeiro uso. Para isso:

  1. Aplique uma pequena quantidade de óleo de rosa mosqueta no antebraço ou no pulso;
  2. Cubra a área tratada com um curativo ou gaze;
  3. Após 24 horas, verifique a área quanto a sinais de irritação;
  4. Se a pele estiver com coceira ou inflamação, não use óleo de rosa mosqueta (procure ajuda médica se a irritação persistir);
  5. Se a pele não mostrar sinais de irritação, é provável que seja segura para usar em outra região.

Depois de fazer um teste de correção, você pode aplicar óleo de rosa mosqueta até duas vezes por dia. O óleo pode ser usado sozinho ou você pode adicionar algumas gotas a outro óleo transportador ou ao seu hidratante favorito.

O óleo de rosa mosqueta pode ficar rançoso rapidamente. Para ajudar a prolongar sua vida útil, armazene-o em um local fresco e escuro. Você também pode guardá-lo na geladeira.

Embora seja um pouco mais caro, o óleo de rosa mosqueta orgânico prensado a frio é recomendado para obter pureza e melhores resultados.

Possíveis efeitos colaterais e riscos

O óleo de rosa mosqueta é seguro para todos os tipos de pele, mas a reação alérgica não é incomum. Antes de usar o óleo de rosa mosqueta pela primeira vez, você deve realizar um teste de alergia.

Procure ajuda médica se após o uso você apresentar:

  • Pele vermelha e com coceira
  • Olhos lacrimejantes e pruriginosos
  • Garganta arranhada
  • Náusea
  • Vômito

A anafilaxia é possível em casos graves de reação alérgica. Procure atendimento médico de emergência imediato se você começar a sentir:

  • Dificuldade ao respirar
  • Chiado
  • Boca, garganta ou rosto inchados
  • Batimento cardíaco acelerado
  • Dor de estômago

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais